metropoles.com

Prova EaD: como funcionam as avaliações no ensino a distância?

Nos últimos meses, a adesão à modalidade de ensino a distância cresceu muito e ganhou espaço com a galera

atualizado

Compartilhar notícia

Westend61 via Getty Images
Mulher sentada em livros com notebook
1 de 1 Mulher sentada em livros com notebook - Foto: Westend61 via Getty Images

Você já se pegou pensando como é feita uma prova de EaD (Ensino a Distância)? Nos últimos meses, a adesão à modalidade de ensino a distância cresceu muito e ganhou espaço com a galera. 

Isso porque muitas coisas foram adaptadas nesse momento de pandemia. Muito das coisas que eram feitas presencialmente, como trabalhar, estudar – ou até mesmo fazer compras – começaram a ser feitas de maneira virtual, atrás de uma tela de computador ou celular.

No início, a dificuldade para se adaptar pode ter sido difícil! Mas a verdade é que, com o tempo, algumas pessoas passaram a se identificar cada vez mais com esse tipo de sistema de aprendizado, trabalho, dentre outros.

Isso não significa perda de qualidade no ensino e muito menos baixa aproveitabilidade por parte do aluno, até porque tem muita gente que se adapta super bem à esta modalidade. Além disso, para quem quer economizar tempo e dinheiro o EaD pode ser uma excelente opção.

Afinal, já imaginou poder estudar de qualquer lugar, no conforto da sua casa e recebendo o tão sonhado diploma ao final do curso? Sem contar que o ensino EaD possibilita que o aluno estude em instituições de ensino de qualquer lugar do país – e até mesmo do mundo.

Como fazer faculdade EaD?

Antes da gente falar sobre uma prova EaD, que tal falar um pouco sobre como funciona um curso nesta modalidade de ensino? Bom, este tipo de método já é utilizado há um tempinho aqui no nosso país, mas é inegável que tenha ganhado mais força nos últimos anos!

O aluno que opta por fazer um curso EaD, pode escolher dentre uma variedade de opções, tanto de carreira, como de tipo de curso. Afinal, é possível fazer cursos livres, cursos de extensão, graduações, mestrados, doutorados, MBA, enfim: a lista segue! Tudo depende daquilo que você quer para si e qual instituição de ensino deseja estudar.

Além disso, essa modalidade de ensino está presente em universidades e faculdades particulares, assim como também está disponível nas públicas. Como exemplo, podemos mencionar a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), faculdade pública que oferece cursos 100% na modalidade a distância.

Para entrar em um curso EaD, basta ficar de olho em processos seletivos e se inscrever, assim como de costume! Alguns cursos irão exigir vestibulares mais complexos, outros, mais tranquilos.

Ademais, esse tipo de seleção costuma variar bastante. Como você provavelmente já pôde perceber, com o passar dos anos até mesmo as universidades públicas (por vezes vistas como muito tradicionais), começaram a adotar esse método de ensino de forma parcial ou total.

Como é um ambiente de aprendizado EaD?

Um ambiente EaD costuma ser muito mais rico em recursos do que as pessoas imaginam! Muitos cursos, escolas e faculdades disponibilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma na qual o aluno pode assistir aulas, fazer trabalhos em grupo, tirar dúvidas, solicitar documentos na secretaria, dentre outras funcionalidades.

Este ambiente virtual costuma ser intuitivo, interativo e às vezes até mesmo assíncrono. Ou seja, o aluno não necessariamente precisa assistir a aula no momento em que ela está sendo ministrada. Ideal para quem preza por flexibilidade de horário!

Dá só uma olhadinha em como funciona o sistema voltado aos alunos de cursos EaD na UniFCV (Centro Universitário Cidade Verde), localizada em Maringá, no estado do Paraná:

Entre as opções que podem ser encontradas no sistema pelo estudante, estão:

  • Notas: todas as notas de todas as matérias em que você está matriculado;
  • Disciplinas cursadas: para consultar quais são as matérias do seu curso;
  • Secretaria: nessa opção é possível fazer a sua rematrícula (quando não é automática), solicitar certidões (como declaração de matrícula), verificar o calendário acadêmico (inclusive as datas das provas) e, também, visualizar ou encaminhar documentos importantes e contratos.
  • Biblioteca: a biblioteca Pearson reúne mais de cinco mil livros em formato digital que estão disponíveis para o estudante. Para acessá-la, basta clicar no ícone indicativo que aparece na página inicial do seu AVA. 
  • Revista dos Tribunais: voltado para a área jurídica, também traz publicações que podem ser consultadas pelos alunos. 
  • Moodle: é nessa ferramenta que você irá acessar o conteúdo das matérias do curso em que você está matriculado, ou seja: a sala de aula virtual. As disciplinas são liberadas conforme o aluno conclui cada uma delas e realiza a sua matrícula. 
  • Links alternativos: é onde se encontram os links para aulas que sejam 100% online, ou seja, que não requerem que o aluno vá a um dos polos para realizá-las. 
  • Quero Pago: esse recurso reúne as informações financeiras do curso em que o estudante está matriculado, como históricos de pagamento, próximas mensalidades ou mudança da forma de pagamento. 
Como fazer uma prova EaD?

Em um curso EaD, as aulas são ministradas através do computador ou do celular com acesso à internet. Dessa maneira, o aluno assiste aos conteúdos, faz perguntas (digitando via chat ou falando mesmo, pelo microfone) e até mesmo entrega seus trabalhos por e-mail.

Mas assim como em qualquer outro curso, em determinados períodos são pedidas provas que visam medir se o aluno está ou não tendo bom aproveitamento daquela disciplina, sendo apto para passar de ano – ou de semestre. 

Uma prova na modalidade EaD funciona basicamente da mesma maneira que uma prova presencial. Afinal, ela pode ser discursiva ou de múltipla escolha. Além disso, ela vale nota e é completamente relevante para definir se o aluno precisará ou não de recuperação ou até mesmo de uma reprova.

Agora, em relação à aplicação, as universidades podem variar nos métodos utilizados. Algumas optam por fornecer provas diferentes para cada aluno, ou seja, mesmo que haja comunicação entre eles (através de meios de comunicação como o WhatsApp), as respostas para as provas serão diferentes.

Outras modalidades de prova EaD

Além disso, também existem instituições que bloqueiam o recurso “copiar e colar” no navegador, para que não haja possibilidade de colar uma resposta boa da internet. Em alguns casos, é até mesmo solicitado aos alunos que eles ativem suas câmeras para que seja observado se realizam a prova sozinhos ou não.

E as opções não param por aí. Algumas faculdades contam com um ensino completo em EaD, mas no momento das provas o aluno precisa se dirigir até o polo (unidade) mais próxima da faculdade e realizar a avaliação presencialmente.

Apesar da tentação, evite colar em uma avaliação como a prova EaD, afinal, este é um espaço para observar falhas no aprendizado e não ocultá-las. Isso pode te prejudicar futuramente, inclusive no mercado de trabalho!

Bolsas de estudo para estudar a distância

Pensando em cursar uma graduação ou pós-graduação na modalidade EaD? A plataforma Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 85% de desconto para diversos cursos em mais de mil instituições do Brasil inteiro!

Para garantir sua bolsa, basta escolher o curso e a instituição que deseja estudar, realizar o pagamento da pré-matrícula e pronto! Não é preciso comprovar renda nem renovar a bolsa. Confira:

Bolsas para estudar EaD

E aí, o que você achou sobre a realização de uma prova EaD? Deu vontade de começar um curso a distância e se profissionalizar ainda mais? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhar notícia