Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Propaganda eleitoral volta ao ar. Veja o que mais calendário prevê nesta 6ª

Calendário prevê prazos para propaganda eleitoral, fiscalização das urnas eletrônicas e repasse de recursos a candidatos que seguem na dispu

09/10/2026 04:30, atualizado 09/10/2026 05:43
Otávio Augusto/ Arte Metrópoles
Eleições - calendário eleitoral - urna - TSE

Cinco dias após o primeiro turno das eleições, o calendário eleitoral prevê para esta sexta-feira (9/10) prazos relacionados à propaganda eleitoral, à fiscalização das urnas eletrônicas e ao financiamento das campanhas que seguem na disputa.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, por exemplo, volta ao ar.

O segundo turno das Eleições 2026 será realizado em 25 de outubro, último domingo do mês. A votação definirá o presidente da República e os governadores nos estados e no Distrito Federal onde nenhum candidato alcançou mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.

Confira o que prevê o calendário eleitoral:

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Propaganda eleitoral no rádio e na TV

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno começa nesta sexta-feira (9/10) e segue até 23 de outubro, dois dias antes da votação.

O espaço será destinado aos candidatos que continuam na disputa pela Presidência da República, Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), e pelos governos do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Nessas unidades da Federação, disputam o segundo turno:

  • Mailza Assis (PP) e Alan Rick (Republicanos), no Acre;
  • Omar Aziz (PSD) e Professora Maria do Carmo (PL), no Amazonas;
  • Celina Leão (PP) e Leandro Grass (PT), no Distrito Federal;
  • Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Ricardo Ferraço (MDB), no Espírito Santo;
  • Allyson Bezerra (União) e Cadu de Lula (PT), no Rio Grande do Norte; e
  • Professora Dorinha (União) e Vicentinho Júnior (PSDB), no Tocantins.

Relatório de auditoria das urnas

Também termina nesta sexta-feira o prazo para que instituições conveniadas ou empresas de auditoria encaminhem aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) os relatórios conclusivos sobre a fiscalização realizada na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas no primeiro turno.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Recursos de campanha

Outro prazo que termina nesta sexta-feira envolve a transferência de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) pelos partidos.

O dinheiro pode ser destinado exclusivamente a candidatos que disputam cargos majoritários no segundo turno, desde que os valores estejam previstos nos critérios de distribuição estabelecidos pela própria legenda.