metropoles.com

Professora cria “escala Anitta” para avaliar alunos em escola do RS

“Larissa” significa notas de 1 a 4, “Mc Anitta” de 5 a 7, “Anitta” de 7 a 8, e “Anira” de 9 a 10

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Anitta
1 de 1 Anitta - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Uma professora de inglês de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, virou assunto nas redes sociais após publicar uma foto do sistema de avaliação que utiliza em sala de aula. Os alunos recebem notas baseadas em uma “escala Anitta”.

“Larissa” significa notas de 1 a 4; “Mc Anitta”, de 5 a 7; “Anitta”, de 7 a 8; e “Anira”, de 9 a 10. Mak Keiber disse que seus alunos estão se divertindo muito com o novo método. Ela já ouviu alguns que receberam a nota Larissa dizendo: “Mas na próxima vou ser Anira, vou me esforçar, você vai ver”.

Mak, que se classifica como agênero e não se importa em ser tratada por pronomes masculinos ou femininos, nunca imaginou que iria virar professora. Ela sempre se dedicou à carreira artística: trabalha como produtora de eventos, DJ e compositora. Disse ter sido criada no mundo pop e, quando começou a lecionar, neste ano, resolveu levar isso para dentro da sala de aula.

“Professor tem que aprender a trazer o universo do aluno para dentro de sala, as pessoas com quem eles se identificam”, explica ela, que é conhecida pelos pupilos como “Beyoncé”, devido a um copo que sempre carrega consigo. “Se o aluno gosta, ele vai vir. Se ele vir, ele aprende”, reforça.

Quanto à questão de gênero, ela diz que não debate isso dentro de sala, já que considera o assunto pessoal, e que há uma diversidade muito grande entre os que estão em suas aulas. O que ela trabalha é o respeito ao próximo, antes de qualquer coisa.

Mak sempre usa diversas personalidades do mundo pop durante o curso, mas explica que a escolha de Anitta foi muito acertada. “Mostra que alguém comum pode se tornar destaque, uma pessoa de excelência na sua área. Isso serve para a vida deles, como seres humanos”, conta a professora, que lida na maior parte do tempo com adolescentes.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207719238098269&set=a.1534096611670.60394.1812453971&type=3&theater

Compartilhar notícia