Produção industrial cai pelo sexto mês consecutivo no Brasil

Segundo dados do IBGE, queda de 0,2% em novembro representa acúmulo de 4% de perda com o período iniciado em junho

atualizado 06/01/2022 10:25

Produção IndustrialiStock

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (6/1) que a produção da indústria brasileira caiu 0,2% no mês de novembro, representando a sexta queda consecutiva.

Apesar do avanço de 4,7% nos 11 meses de 2021, comparados ao mesmo período do ano anterior, dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) apontam que a indústria está cada vez mais distante do patamar pré-pandemia.

A queda ficou abaixo do estimado pelo mercado. Analistas consultados pela agência Bloomberg previram um avanço de 0,1%.

Em relação a novembro de 2020, o IBGE informou que a produção das fábricas diminuiu 4,4%. Sobre essa comparação, a previsão dos analistas apontava um recuo de 4,1%.

Entre os segmentos, a negativa mais expressiva é dos produtos de borracha e de material plástico (-4,8%), que perderam toda a expansão acumulada (3,5%) nos meses de setembro e outubro, e metalurgia (-3%), que registrou a terceira queda consecutiva.

Outras atividades que também prejudicaram o índice foram os produtos de metal (-2,7%), de bebidas (-2,2%), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-4,5%) e de produtos diversos (-4,5%).

Mais lidas
Últimas notícias