Os primeiros lotes de vacinas bivalentes produzidas pela Pfizer chegam ao país na primeira semana de dezembro. A data foi anunciada nesta sexta-feira (25/11) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
“Importante ressaltar que o ministério da Saúde possui acordo com a farmacêutica Pfizer, assinado ainda em novembro de 2021, que contempla a entrega de todas as vacinas disponíveis e aprovadas pela Anvisa”, escreveu o ministro.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na terça-feira (22/11) o uso emergencial dos imunizantes atualizados com a variante Ômicron.
A Pfizer solicitou a aplicação das vacinas como dose de reforço na população a partir de 12 anos de idade. As bivalentes, no entanto, não são recomendados para o esquema inicial da vacinação — primeira e segunda doses.
Queiroga fez um apelo, na quarta-feira (23/11), para que a população complete o esquema vacinal contra a Covid-19. “Quase 70 milhões não tomaram a 1ª dose de reforço e mais de 32 milhões já poderiam ter tomado a 2ª dose de reforço”, ressaltou.
Venho mais uma vez fazer um apelo a todos os brasileiros: vacinem-se contra a Covid-19, atualizem a caderneta de vacinação contra a doença. Hoje, a média móvel de novos casos de Covid-19 aumentou 161% nos últimos 14 dias. Não podemos relaxar quando temos as armas contra o vírus.
— Marcelo Queiroga 🇧🇷🇧🇷 (@mqueiroga2) November 23, 2022