metropoles.com

Prefeito que se casou com adolescente no PR é alvo de operação do MP por nepotismo

Prefeito de Araucária (PR), Dehaini é investigado após nomeação de parentes, inclusive a mãe da adolescente de 16 anos com quem ele se casou

atualizado

Compartilhar notícia

Djalma Malaquias (direita) e Redes Sociais (esquerda)
Imagem colorida mostra Prefeito paranaense que casou com adolescente é alvo de operação - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Prefeito paranaense que casou com adolescente é alvo de operação - Metrópoles - Foto: Djalma Malaquias (direita) e Redes Sociais (esquerda)

Prefeito da cidade de Araucária, no Paraná, e alvo de operação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta quinta-feira (1º/6), Hissam Hussein Dehaini (sem partido), de 65 anos, ganhou repercussão nacional após se casar com a adolescente Kauane Rode Camargo, 16, e empregar a sogra, Marilene Rode, na prefeitura.

Segundo informações do portal Banda B, parceiro do Metrópoles, a operação desta manhã investiga as denúncias de nepotismo ligadas à nomeação de parentes de Kauane. Além da mãe dela, a tia da adolescente, Elizângela Rode, havia assumido um cargo de secretária.

0

Hissam e a adolescente oficializaram o matrimônio em 12 de abril. Um dia antes, a mãe de Kauane, Marilene Rode, foi nomeada como secretária de Cultura e Turismo. A tia da jovem, Elizângela Rode, também recebeu um cargo como secretária municipal de Planejamento.

Depois de o caso vir a público, as duas parentes da esposa do prefeito foram exoneradas das funções municipais, sob justificativa de “desgaste na função”. Em entrevista, o político alegou que a decisão foi tomada para evitar que a situação “manche sua gestão”.

Ao todo, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araucária e Curitiba. Segundo o MPPR, o cumprimento das ordens judiciais acontece no âmbito da Operação Scambio, que apura crimes contra a administração pública.

De acordo com o Código Civil Brasileiro, tanto homem quanto mulher com 16 anos podem casar, desde que haja autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

Hissan se divorciou no ano passado e exerce o segundo mandato como prefeito de Araucária. Em 2020, foi eleito com 68,49% dos votos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações