metropoles.com

Posse de Lula terá mais delegações estrangeiras do que a Rio 2016

Com a presença de embaixadores e presidentes, aproximadamente 120 países estarão representados na posse presidencial de Lula, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra o presidente eleito Lula sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente eleito Lula sorrindo - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º/1), contará com o maior número de autoridades estrangeiras no país desde os Jogos Olímpicos Rio 2016, segundo informou a equipe do petista. Estão com presença confirmada no evento 65 delegações de chefes e vice-chefes de Estado, de governo e de poder, além de representantes especiais enviados por algumas nações.

Com a presença de embaixadores e presidentes, aproximadamente 120 países estarão representados na posse de Lula, em Brasília. Segundo o embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial do evento, encontros bilaterais são solicitados pelas delegações para os dias seguintes à cerimônia.

“A posse do presidente eleito supera o número de autoridades estrangeiras que estiveram presentes nas Olimpíadas no Rio de Janeiro”, reforça Igreja. “A presença de 30 chefes de Estado e chefes de governo demonstra a importância que esses países estão dando para a posse do presidente Lula e a volta do Brasil ao cenário internacional como um parceiro relevante. Países de todos os continentes estarão presentes”, acrescenta.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio contou com a participação de 38 autoridades internacionais, mas apenas três autoridades do G20, grupo com as maiores economias do mundo. Na época, o evento teve a presença do então presidente da Argentina, Mauricio Macri; do presidente da França, François Hollande; e do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Na cerimônia de posse de Lula, estarão presentes os presidentes da Alemanha, Argentina, Colômbia, de Portugal, do Peru, de Togo, do Paraguai e o rei da Espanha. Além dos vice-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá, entre outros.

Cerimônia de posse de Lula

A cerimônia de posse presidencial será realizada neste domingo (1º/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e além de autoridades governamentais terá a participação de artistas brasileiros que irão se apresentar no Festival do Futuro.

Com uma grande estrutura montada no centro de Brasília, os shows acontecerão em dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às cantoras, que faleceram neste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?