metropoles.com

Portela é declarada Patrimônio Imaterial Cultural do Rio

Governador Claudio Castro sancionou a lei que dá título à Portela, escola de samba que tem o maior número de títulos do Carnaval do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Bruna Prado/ Getty Images
portela-carnaval
1 de 1 portela-carnaval - Foto: Bruna Prado/ Getty Images

Rio de Janeiro – A Portela foi declarada oficialmente Patrimônio Imaterial para Preservação Cultural do Rio de Janeiro. O governador Claudio Castro sancionou a lei que dá o título à escola de samba, que entrou em vigor no dia 3 de dezembro, conforme a publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (6/12).

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Dionísio Lins (Progressista) e foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) há quase um mês. Segundo o parlamentar, a iniciativa tinha o objetivo de resguardar a história da agremiação.

“Fica considerado no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, como patrimônio imaterial, com a finalidade de preservar a cultura do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local de ensaios e visitação turística de uma das maiores festas populares do país”, diz o decreto assinado por Claudio Castro.

Fundada em 1923 no bairro de Oswaldo Cruz, a Portela se tornou uma grande referência não só para os moradores da região, mas para toda a cidade.

Majestade do Samba

A agremiação azul e branca é a escola de samba com maior número de títulos, com 22 troféus, e a única que participou de todos os desfiles na cidade. Desde a década de 30, a Portela é uma das principais escolas de samba do Rio e, em 2001, foi reconhecida com a Ordem do Mérito Cultural pela Presidência da República.

Conhecida como a Majestade do Samba, a Portela foi a primeira escola a inovar nos seus desfiles: em 1935, introduziu uma alegoria, e em 1939, apresentou o primeiro samba-enredo e a primeira comissão de frente.

Vale lembrar que a quadra da escola de samba, localizada no coração de Madureira, é um dos grandes pontos culturais da cidade e recebe visitações e eventos o ano inteiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?