metropoles.com

Por que o Palácio Capanema é considerado uma joia da arquitetura

Edifício que está na lista do feirão de imóveis, do Ministério da Economia, é assinado por personalidades como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metrópoles
Palácio Capanema 3
1 de 1 Palácio Capanema 3 - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Rio de Janeiro – A inclusão do Palácio Gustavo Capanema na lista do “feirão de imóveis”, promovido pelo Ministério da Economia, gerou revolta entre políticos, representantes da Cultura, arquitetura e patrimônio histórico. Isso porque o edifício é considerado uma joia da arquitetura brasileira moderna. 

O projeto tem assinatura de profissionais renomados, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Carlos Leão, Jorge Machado Moreira, Afonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcelo.

“No contexto em que o MEC (como é popularmente conhecido) foi construído, não tinha, no mundo inteiro, nenhum prédio com as características que ele tem”, explica o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Pablo Benetti. 

Com suas fachadas sul totalmente envidraçadas, foi a primeira edificação em tamanha proporção no mundo. A fachada norte do edifício abarca um conjunto de brise-soleil (dispositivo utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar no interior) horizontal móvel, que também foi uma novidade no período.

0

“Em geral, todas as construções eram periféricas e com um pátio central. Ele acabou com isso, o pátio deu lugar a uma grande esplanada. Então, a inovação, o valor artístico se mede muito pela novidade no momento em que elas são concebidas”, explica Benetti.

O edifício foi construído sobre pilotis na esplanada que conta com jardins de Roberto Burle Marx e a escultura ‘Juventude’, de Bruno Giorgi. No térreo, painéis de Cândido Portinari revestem a parede com azulejos. Neste local, também está a obra ‘Prometeu e o Abutre’, de Jacques Lipchitz.

Devido à riqueza cultural que o imóvel carrega, passou a ser conhecido como “Palácio Cultura”, em 1970. 

0

Algumas outras beldades podem ser encontradas no interior do icônico prédio, como: a ‘Moça em Pé’ e a ‘Moça Reclinada’, ambas de Celso Antônio, além de afrescos de Portinari que englobam o andar do gabinete do ministro.  

No segundo pavimento, é possível apreciar a ‘Mulher’, de Adriana Janacópulos, ‘Jogos Infantos’ e ‘Ciclos Econômicos’, de Portinari, que agraciam partes do andar. No Salão de Conferências Gilberto Freyre, afrescos de Portinari embelezam as paredes, como ‘Escola de Canto’ e ‘Coro’. 

“Portinari é um dos principais artistas que torna aquele lugar um museu a céu aberto. A própria estrutura do prédio já é, por si só, uma grande obra de arte da arquitetura”, afirma o memorialista e fundador do Instituto Rio Antigo, Daniel Sampaio.

0

O prédio também conta com móveis que foram desenhados por Oscar Niemeyer.

Para Benetti, o valor do imóvel é inestimável e as obras contidas nele são “uma poesia, uma linguagem muito brasileira”.

“O MEC é um objeto de fruição, ele não pode ser privatizado. É muito cinismo da parte de quem defende a iniciativa privada na conservação de bens patrimoniais que fazem parte da memória nacional”, defende o presidente da CAU-RJ.

Leilão

Para o fundador do Rio Antigo, é inimaginável um possível “feirão de imóveis” com o Palácio Capanema. “É difícil visualizar, porque é inestimável o valor dele para a sociedade, para a cultura e para a educação no país. Ele não é apenas um edifício, ele é um monumento histórico”, diz.

Por causa da repercussão negativa da inclusão do prédio no “feirão”, a expectativa é que Paulo Guedes oficialize nos próximos dias a exclusão do monumento da lista de imóveis a serem leiloados.

Na última semana, o ministro sinalizou o recuo a parlamentares. Em conversa com o deputado Alessandro Molon (PSB), Guedes afirmou que a ideia foi deixada de lado.

Na conversa com Molon, Guedes disse que não sabia que o edifício histórico estava na lista de endereços a serem vendidos, mas se comprometeu a suspender a venda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações