metropoles.com

Por “previsibilidade”, deputado quer fixar início do horário de verão

Proposta surge após o impasse gerado pela coincidência de data com a aplicação do Enem deste ano: 4 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
pordosol
1 de 1 pordosol - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Um projeto de lei apresentado nesta quinta-feira (18/10) no Congresso Nacional pode fixar o início do horário de verão. Segundo a proposta protocolada pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS), o adiantamento dos relógios nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste se daria sempre no dia 2 de novembro, um feriado nacional (Dia de Finados).

Na proposta, o parlamentar alega que a fixação de uma data de início “confere um pouco mais de previsibilidade para o planejamento de todos os brasileiros, diante de tantas incertezas envolvidas”.

A proposta surge após o impasse gerado pela coincidência de data com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano: 4 de novembro. O Ministério da Educação até pediu ao presidente Michel Temer (MDB) a mudança de dia do início do horário de verão.

Em outubro, o governo anunciou que adiaria o horário de verão para 18 de novembro, o que representaria a segunda mudança de data do horário de verão. A primeira foi devido ao segundo turno das eleições, que ocorre em 28 de outubro. O MEC argumentou que candidatos podem perder o exame com a alteração do horário no mesmo dia da mudança dos relógios. Mas, nessa segunda (15), o Planalto recuou da decisão.

Moradores do DF e de 10 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) deverão adiantar os relógios em uma hora a partir de 4 de novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?