População madruga e enfrenta fila gigante para se vacinar no Entorno

A desordem aumentou ainda mais depois de a prefeitura de Santo Antônio do Descoberto estender a vacinação para a população de 18 anos

atualizado 17/07/2021 14:13

Reprodução

Milhares de moradores se aglomeram, neste sábado (17/7), para pegar senha e entrar na fila de vacinação em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal (DF). Muitas delas afirmam ter dormido sentadas ou deitadas no chão, durante a madrugada, próximo à Igreja Matriz e da unidade básica de saúde (UBS) em frente à prefeitura.

A desordem aumentou ainda mais depois de a prefeitura estender a vacinação para a população de 18 anos, sem o devido planejamento para evitar aglomeração de pessoas e doses suficientes para todos. Neste sábado, há previsão de aplicar 2,5 mil doses em pessoas de 18 a 39 anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“As pessoas dormiram no chão. Outras sentaram no chão”, disse a moradora Noemia Silva, reclamando que a vacinação começou por volta das 10 horas da manhã deste sábado.  “Ontem [sexta-feira] já tinha gente na fila. O pessoal começou a se aglomerar ainda no início da noite”, contou o morador Antônio Fonseca.

0

Em frente à Igreja Matriz, as pessoas fazem filas quilométricas para conseguir a senha. Todas estão debaixo de sol forte, com temperatura de 30ºC. Muitas delas sequer levaram sombrinhas e nem podem se proteger dos raios solares de outra forma, já que a grande área ao redor tem poucas árvores.

Inicialmente, a prefeitura havia estabelecido um cronograma seguindo a ordem crescente de idade, mas o MPGO recomendou, segundo as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a mudança da ordem, priorizando os mais adultos.

A vacinação é feito na tenda da Igreja Matriz e na UBS Centro, onde o atendimento é apenas na modalidade drive-thru.

Divisão

De acordo com o cronograma do município, o atendimento à população foi estabelecido da seguinte forma:

  • 39 a 30 anos – das 09h às 12h. Serão 753 doses para a tenda e 322 para a modalidade drive-thru na UBS Centro;
  • 29 a 25 anos – das 12h15 às 14h. Serão 438 doses para a tenda e 187 para a modalidade drive-thru na UBS Centro;
  • 24 a 20 anos – das 14h15 às 16h. Serão 403 doses para a tenda e 172 para a modalidade drive-thru na UBS Centro;
  • 19 a 18 anos – das 16h15 às 17h. Serão 158 doses para a tenda e 67 para a modalidade drive-thru na UBS Centro.

As senhas estão sendo disponibilizadas para o público após conferência de documentação e apenas no horário determinado para a vacinação de cada grupo e suas respectivas idades.

De acordo com dados mais recentes da SMS, com base em informações da última quinta-feira (15/7), 13.019 pessoas já receberam a primeira dose. No total, segundo dados oficiais, 4.752 doses foram aplicadas.

O Metrópoles não conseguiu localizar os responsáveis pela vacinação para se manifestarem.

Últimas notícias