Políticos, clubes e cronistas lamentam morte de Mané de Oliveira
Um dos maiores jornalistas esportivos de Goiás e ex-deputado estadual morreu em decorrência de um câncer neste sábado, em Goiânia
atualizado
Compartilhar notícia

Goiânia – Autoridades, clubes de futebol, cronistas esportivos e familiares expressaram nas redes sociais os sentimentos a perda do jornalista esportivo e ex-deputado estadual de Goiás, Manoel José de Oliveira, conhecido como Mané de Oliveira. Ele morreu aos 80 anos, na madrugada deste sábado (13/2), em Goiânia (GO).
Considerado um dos maiores da crônica esportiva no estado, Mané de Oliveira enfrentava, desde setembro do ano passado, um câncer que atingiu o pulmão, o fígado e o intestino. Desde então, vivia entre internações, cirurgias e, nesta madrugada, sofreu uma parada cardiorrespiratória.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), lembrou que Mané atuou como comentarista esportivo por mais de 50 anos e foi o mais votado nas duas vezes em que foi eleito deputado estadual. Ele concorreu nas eleições de 1986 e em 2014. O retorno à política ocorreu após a morte do filho, o radialista Valério Luiz, que trabalhou ao lado do pai e que foi assassinado a tiros em julho de 2012 na porta da rádio onde trabalhava.
“Seu trabalho de excelência na crônica esportiva e sua dedicação à família são parte do legado que ele deixa. Manifesto minha solidariedade a todos que hoje sofrem com essa grande perda, em especial à esposa, aos sete filhos e netos de Mané”, expressou Caiado, em nota.
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), também expressaram os sentimentos:
🙏⚽️ Goiás perdeu hoje uma de suas grandes vozes. Morreu Mané de Oliveira. Radialista, deputado estadual, extraordinário cronista esportivo, polêmico, corajoso; acima de tudo um homem de posições firmes e combativas, que nunca teve medo de falar a verdade. pic.twitter.com/B8TGA5n1Ku
— Marconi Perillo (@marconiperillo) February 13, 2021
Lamento o falecimento do jornalista esportivo e ex-deputado estadual Manoel José de Oliveira, que faleceu nesta madrugada aos 80 anos. Sua dedicação ao trabalho e senso de justiça são marcas que, evidentemente, ficarão para sempre. Meus sentimentos a família e amigos pela perda.
— Rogério Cruz (@rogerioodacruz) February 13, 2021
Protestos por justiça
A morte do filho Valério Luiz segue sem Justiça. Por diversas vezes, Mané foi pessoalmente para a frente do Fórum, em Goiânia, com microfone em punho, protestar contra a demora do julgamento e a liberdade dos suspeitos.
O neto que lutou ao lado do avô pelo julgamento do processo e que leva consigo o nome do pai, Valério Luiz, lembrou em publicação nas redes sociais um dos momentos vividos ao lado de Mané.
Lembro quando, em um dos protestos que meu avô e eu fizemos, ele pegou o microfone oito da manhã, subiu no carro de som e falou ininterruptamente, conduzindo todos, até além do meio-dia.
— Valério Luiz (@valerioluiz) February 13, 2021
Paixão pelo futebol
Natural de Pires do Rio, cidade que fica a 142 quilômetros de Goiânia, Mané tinha verdadeira paixão pelo futebol goiano. Como comentarista, falava sobre todos os times, mas era torcedor do Atlético Goianiense.
O clube publicou nota de pesar no site, na qual enfatiza que Mané foi “o líder de uma geração de cronistas que iniciaram a carreira em seus programas de rádio e televisão”.
Outros clubes do futebol goiano, como Goiás e Vila Nova, também publicaram notas de pesar:
O Goiás Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento do Jornalista esportivo e ex-deputado estadual Mané de Oliveira, ocorrido na madrugada deste sábado (13), será uma grande perda para todos nós. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos! pic.twitter.com/FpH0wiPKmK
— Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) February 13, 2021
Nota de pesar.
É com bastante pesar que o Vila Nova Futebol Clube recebe a notícia do falecimento de Manoel de Oliveira, um dos maiores nomes da crônica esportiva do Estado.
Link: https://t.co/UtOCovBgi6 pic.twitter.com/9RLB3AFWO4
— Vila Nova F.C (@VilaNovaFC) February 13, 2021
Última vez no rádio
A última participação de Mané de Oliveira no rádio foi registrada em vídeo. Ele visitou os estúdios da Rádio Sagres, em Goiânia, no dia 24 de dezembro do ano passado, depois de descobrir o câncer e iniciar o tratamento.
Na ocasião, relatou como foi a descoberta da doença, ocorrida durante viagem com a família para o Rio Araguaia. Ele acordou no dia 18 de setembro sentindo fortes dores e, no dia seguinte, já estava em Goiânia sendo internado, onde passou por cirurgia e foi diagnosticado com o câncer no intestino. Veja:
Um dos que estavam presentes nessa última vez de Mané no rádio era o comentarista Charlie Pereira, que também lamentou a morte do amigo nas redes sociais:
🙏🙏🙏🙏 Desncanse en paz amigo
Faleceu nesta madrugada um dos maiores nomes da comunicação em Goias. Mané de Oliveira… Radialista, ex-deputado e grande comentarista… vítima de um câncer. pic.twitter.com/P3VtFIvf1t— Charlie Pereira (@charliepereira_) February 13, 2021
O velório de Mané de Oliveira começou às 11h deste sábado no Ginásio Campinas, no Setor Campinas, em Goiânia, e o sepultamento será às 19h, no Cemitério Jardim das Palmeiras.

Despedida do jornalista esportivo, Mané de Oliveira, que faleceu na madrugada deste sábado (13/2), ocorre no Ginásio Campinas, em Goiânia Vinícius Schmidt/Metrópoles

Sonia Soares, esposa de Mané de Oliveira, despede-se do marido. Ele sofreu parada cardiorrespiratória, em decorrência de um câncer, descoberto em setembro do ano passado Vinícius Schmidt/Metrópoles

Sepultamento será às 19 horas deste sábado, no Cemitério Jardim das Palmeiras Vinícius Schmidt/Metrópoles

Um dos filho de Mané de Oliveira aproxima-se do caixão para se despedir do pai. O jornalista deixa esposa, sete filhos e netos Vinícius Schmidt/Metrópoles

Esposa e irmã de Mané de Oliveira. Ele atuou como jornalista e comentarista esportivo por mais de 50 anos