metropoles.com

Vice-presidente da CPI protocola afastamento de Ramagem da Abin

O pedido foi feito nessa segunda-feira (10/5), mas não havia entrado na pauta desta terça (11/5) para votação do colegiado

atualizado

Compartilhar notícia

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou requerimento em que pede o afastamento de Alexandre Ramagem Rodrigues da Diretoria-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O pedido foi feito nessa segunda-feira (10/5), mas não havia entrado na pauta desta terça (11/5) para votação do colegiado. No mesmo dia, o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou requerimento de convocação do diretor-geral da agência.

A justificativa do senador seria uma tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em envolver a Abin no “jogo contra a CPI”. A movimentação do Planalto para blindar o Executivo contra o colegiado foi revelada pela revista Crusoé.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou outro requerimento endereçado a Ramagem, cobrando que a Abin preste esclarecimentos sobre as declarações de Bolsonaro, insinuando a possibilidade de estar em curso uma “guerra química” promovida supostamente, pela China.

Agenda de trabalhos

Nesta terça, a comissão parlamentar ouve o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. Ele é o quarto depoente da CPI da Covid-19.

Antes, os senadores ouviram os esclarecimentos dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual chefe da Saúde, Marcelo Queiroga. O general Eduardo Pazuello só será ouvido em 19 de maio, uma vez que teve contato com duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Nesta semana, o colegiado também realiza oitivas com o ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, e representantes da farmacêutica Pfizer.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?