metropoles.com

Romero Jucá: Tucanos não são adversários, são aliados

Para presidente do PMDB, não deve haver “antecipação de confronto” entre os dois principais partidos aliados ao governo Michel Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
romero jucá
1 de 1 romero jucá - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), afirmou que o resultado do PSDB nas eleições municipais não coloca os tucanos como o principal adversário dos peemedebistas nas eleições de 2018. Para Jucá, não deve haver “antecipação de confronto” entre os dois principais partidos aliados ao governo Michel Temer. A seguir trechos da entrevista:

O PMDB cresceu em número absoluto de prefeituras, mas não chegou ao 2º turno em importantes capitais. Qual sua avaliação?

O PMDB manteve a posição de maior partido do Brasil, elegemos o maior número de prefeitos – 1.206 até o momento – vice-prefeitos e vereadores. Temos uma leitura que é importante, não só o PMDB, mas todo o bloco partidário que aprovou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi bem votado: PMDB, PSDB, PSB, PSD e PP. O discurso do golpe acabou, porque o PT não teve essa votação nas eleições municipais, ao contrário, encolheu.

A não participação de Michel Temer comprometeu o resultado do PMDB?

Não, ele assumiu o Brasil numa situação de extrema crise e era preciso constituir uma base partidária sólida para fazer medidas emergenciais para salvar o Brasil, a sociedade e a economia. O Michel fez a escolha correta de defender esse projeto e o Brasil

E no segundo turno?

Ele tem de manter o posicionamento, se houver partidos da base numa disputa. É uma decisão local e ele tem que se manter firme de não se misturar na disputa.

O resultado do PSDB nas eleições municipais o torna o principal adversário para 2018?

Não, de forma nenhuma. O PSDB não é adversário, é aliado, temos que estar juntos para salvar o Brasil. A união do PMDB e do PSDB é fundamental. Eu, como presidente do PMDB, não vejo o PSDB como adversário, no futuro pode ser até concorrente, mas não tem que haver a uma antecipação de confronto.

A vitória de João Doria em São Paulo fortalece Geraldo Alckmin como presidenciável em 2018?

Ele já é um presidenciável, assim como José Serra, Aécio Neves, Ronaldo Caiado, tem muitos candidatos na nossa base.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?