metropoles.com

Tábata: “Sou chamada de burra, delinquente, débil mental em plenário”

Em entrevista à BBC, a deputada federal relatou assédios sofridos na Câmara. Ela também falou sobre a crise no MEC

atualizado

Compartilhar notícia

Facebook/Reprodução
1 de 1 - Foto: Facebook/Reprodução

A deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP) relatou à BBC Brasil abordagens inadequadas na Câmara dos Deputados. “Já perdi a conta do número de vezes em que alguém insinuou que eu era burra ou não tinha nenhum conhecimento”, afirmou. “Sou chamada de burra, delinquente, débil mental e outras coisas em plenário.”

Em entrevista concedida à rede no sábado (6/4), a deputada classificou a Câmara como um “ambiente que tenta te expulsar rapidamente”. “As pessoas chegam e perguntam se sou casada no meio de uma votação, vêm me tocar de uma maneira que não é adequada para uma parlamentar. É um ambiente muito arisco para as mulheres”, contou.

Amaral, que se tornou ainda mais conhecida depois de sabatinar o ministro Ricardo Vélez, também comentou a crise no Ministério da Educação (MEC) e o fato de que o presidente Jair Bolsonaro indicou uma possível troca de ministro. A deputada acredita que a mudança de comando é necessária, pois a pasta está parada desde o início do governo.

“Algumas pessoas não entenderam que neste momento eu não estou muito preocupada com o posicionamento ideológico de quem vai ocupar essa pasta. Porque está tudo paralisado, corremos o risco de não ter Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. O Brasil corre o risco de não fazer as principais avaliações. Só quero alguém que conheça a educação pública e tenha experiência em gestão”, afirmou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?