metropoles.com

Senadores anti-Renan lançarão candidaturas e tentarão voto aberto

Houve tentativa frustrada de afunilar grupo em torno de uma só candidatura. Todos lançarão candidatura

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
posse fux
1 de 1 posse fux - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Sete candidatos à Presidência do Senado se reuniram na tarde desta quinta-feira (30/1), véspera da eleição, para tentar definir uma só candidatura contrária ao do emedebista Renan Calheiros (AL). Mesmo unidos em torno do objetivo de derrotar o senador alagoano, o grupo não conseguiu um acordo.

No encontro, realizado no gabinete que pertenceu ao ex-senador Eduardo Suplicy (PT), os parlamentares decidiram que lançarão todos os nomes em uma estratégia para levar a votação ao segundo turno.

Além disso, eles vão defender em conjunto a adoção do voto aberto, apesar do que diz o Regimento Interno da Casa, avalizado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de que a votação deve ser feita por meio de voto secreto.

Participaram da reunião os candidatos Major Olímpio (PSL-SP), David Alcolumbre (PDT-AP), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Álvaro Dias (Podemos-PR), Coronel Ângelo (PSD-BA), Esperidião Amin (PP-SC) e Reguffe (Sem partido-DF). Também estiveram presentes à reunião, o senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) e Eduardo Girão (Pros-CE).

“O resultado dessa reunião foi que todos amanhã defenderão o voto aberto e a votação em dois turnos. Vai ser a primeira questão de ordem, pedindo voto nominal. Todos aqui assumiram esse compromisso”, contou o senador Reguffe (DF).

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que disputa com Renan dentro da bancada do MDB a indicação para se candidatar também esteve presente ao encontro, mas não opinou na estratégia desenhada pelo grupo.

A decisão dos senadores promete trazer momentos de tensão para a eleição do Senado, que ocorre em clima de intensa disputa e pulverização das bancadas. Caso o presidente da sessão não acate a questão de ordem a ser levantada pelos senadores contrários a Renan Calheiros, a ideia é recorrer ao plenário e levar a decisão para o voto.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?