Deputado Carlos Sampaio (SP) assume presidência do PSDB interinamente

Deputado ocupará o posto, convocará eleição e o senador Tasso Jereissati (CE) deve ser o eleito para comandar o partido

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
carlos sampaio
1 de 1 carlos sampaio - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A bancada do PSDB na Câmara decidiu indicar o nome do deputado Carlos Sampaio (SP) para assumir interinamente a presidência do partido. A escolha foi do senador Aécio Neves (MG), ex-ocupante do posto. De acordo com um ministro que participa das discussões, está acordado que o mandato de Sampaio será tampão.

Carlos Sampaio assume, convoca eleição e o senador Tasso Jereissati (CE) deve ser o eleito pelo partido para comandar a legenda.

O líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli, avisou que Aécio deve entregar a carta de renúncia nas próximas horas. Aécio foi afastado do mandato pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e teve endereços vasculhados pela Polícia Federal. Ele é acusado de pedir propina ao empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, investigado na Lava Jato.

Apesar de não ser vice-presidente, o senador tucano Tasso Jereissati passa a ser um dos nomes mais cotados a assumir a legenda. Ele conta com o apoio de senadores do PSDB que estavam reunidos na casa dele na manhã desta quinta-feira (18/5).

Também participaram da discussão, mas por meio de conferência, os governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo. Ao contrário do que foi informado mais cedo, ele ainda não assumiu como presidente. Haverá eleição. A bancada da Câmara defende, contudo, a efetivação de Carlos Sampaio no comando da sigla.

Um dos grupos mais atuantes dentro do partido, a Juventude do PSDB divulgou comunicado oficial pedindo o afastamento de Aécio Neves da direção da legenda. “Nesse momento, é preciso reforçar o compromisso do nosso partido em defender de forma intransigente a nossa democracia. Para tal, entendemos ser urgente e necessário que o partido possa ser conduzido por alguém que compartilhe dos mesmos valores que justificaram a fundação da nossa sigla”, diz a nota do grupo.

A  situação de Aécio se agravou após o empresário Joesley Batista, dono da JBS, entregar à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma gravação na qual Aécio pede R$ 2 milhões ao empresário, sob a justificativa de que precisava da quantia para pagar despesas com sua defesa na Operação Lava Jato. A Polícia Federal teria filmado um primo de Aécio pegando esse dinheiro. A defesa do tucano disse que ele não recebeu “dinheiro nenhum”.

Segundo peessedebistas ouvidos pela reportagem, as bancadas do PSDB na Câmara e no Senado e outros integrantes das Executiva do partido discutem a possibilidade de a legenda ir além do rompimento com o governo e pedir o afastamento de Temer. Cresce no partido o movimento em defesa de eleições diretas para cumprir o mandato ‘tampão’ de Temer até a eleição de 2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?