metropoles.com

Senado aprova projeto que amplia tratamento de câncer em planos de saúde

Texto, de autoria de Reguffe (Pode-DF), define critérios mais simples para o acesso domiciliar a medicamentos antineoplásicos

atualizado

Compartilhar notícia

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (03/06), o Projeto de Lei  (PL) 6.330/2019, que facilita o acesso domiciliar a medicamentos para tratamento do câncer. A matéria beneficia pacientes que fazem tratamento de câncer e hemoterapia.

O tratamento antineoplásico, alvo da lei, envolve medicamentos que destroem os chamados neoplasmas e células malignas. Eles atuam no sentido de conter o crescimento e a disseminação do câncer.

Na prática, o texto estabelece que basta o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o paciente tenha acesso ao medicamento.

Anteriormente, a cobertura dependia de “protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, revisados periodicamente, ouvidas as sociedades médicas de especialistas da área, publicados pela ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar]”. Essa publicação, contudo, só se dá a cada dois anos.

O texto abrange antineoplásicos ambulatoriais e domiciliares de uso oral, procedimentos radioterápicos para tratamento de câncer e hemoterapia, além de medicamentos para controle de efeitos adversos da quimioterapia oncológica. A medida vale tanto para os planos ambulatorial e quanto internação hospitalar.

“Vai resolver a vida desses pacientes que, por causa dessa artimanha dos planos de saúde, não estão tendo o seu tratamento pago”, afirmou o autor da proposta, Reguffe (Pode-DF).

Para ter acesso aos medicamentos, é preciso ter prescrição médica.

Agora, o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

SUS
Durante a deliberação da matéria, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) pediu que a medida fosse estendida ao Sistema Único de Saúde (SUS). Como ele não apresentou formalmente um destaque propondo a alteração, não foi possível incluir a medida. Reguffe garantiu, contudo, que apresentará um novo projeto de lei com a medida.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?