metropoles.com

Senado aprova PL com novas normas para as agências reguladoras

Uma das mudanças a serem feitas pela nova legislação é a proibição de nomeação de políticos e parentes para direção desses centros

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo / Metrópoles
Cerimônia de posse no Senado, Simone Tebet (MDB-MS) e  Davi Alcolumbre (DEM-AP)
1 de 1 Cerimônia de posse no Senado, Simone Tebet (MDB-MS) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) - Foto: Michael Melo / Metrópoles

Senadores aprovaram, na noite desta quarta-feira (29/05/2019), durante sessão plenária, projeto de lei que estabelece novas normas de funcionamento para agências reguladoras. Agora, a matéria segue para sanção presidencial.

A partir da confirmação do presidente, as regras sobre gestão, poder e controle social das agências reguladoras serão unificadas, tanto que o projeto foi batizado de Marco Regulatório das Agências.

Para a senadora Simone Tebet, relatora do PL, o novo texto irá atrair novos investimentos para o país. “A matéria já dará segurança jurídica aos concessionários e permissionários de serviços públicos”, explicou a emedebista.

“Os senadores entregam para o Brasil um projeto que beneficia e que atende 210 milhões de brasileiros, já que as agências exercem interferência direta na vida dos cidadãos”, completou a parlamentar.

Uma das mudanças a serem feitas pela nova legislação é a proibição de nomeação de políticos e seus parentes para cargos de direção em empresas estatais.

Também será retomada a exigência de quarentena para dirigentes de empresas privadas, antes de ocupar quadros nas agências, como forma de blindá-las da influência política e econômica. A qualificação dos indicados também é objeto da matéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?