metropoles.com

Senado aprova isenção de pedágio por eixo suspenso a caminhoneiros

Autônomos também conquistaram reserva de 30% de contratos no transporte de grãos da Conab. Pautas foram reivindicadas pela categoria em maio

atualizado

Compartilhar notícia

DIVULGAÇÃO/PRF
CAMINHAO4
1 de 1 CAMINHAO4 - Foto: DIVULGAÇÃO/PRF

Duas Medidas Provisórias (MPV) sobre negociações reivindicadas pelos caminhoneiros para acabar com a greve do setor em maio deste ano foram aprovadas pelo Plenário do Senado nesta quarta-feira (8/7). Uma delas prevê a isenção do pagamento de pedágio por eixos suspensos dos caminhões de grande porte. A outra, reserva um mínimo de 30% do frete contratado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para cooperativas e associações de transportadores autônomos. Os textos seguem para sanção presidencial.

As medidas também possibilitam aos transportadores serem contratados sem licitação. O preço do frete não poderá exceder o praticado pela Conab. Além disso, o contratado deve atender aos requisitos estabelecidos pela companhia, que é vinculada ao Ministério da Agricultura.

A Conab utiliza as transportadoras para movimentar grãos pelo país e garantir o abastecimento de todas as regiões. Os serviços de transporte são contratados por leilão eletrônico.

A MP original previa a contratação de um máximo de 30% dos serviços de transporte com essa reserva de mercado, mas um acordo entre a categoria e a Casa Civil da Presidência da República em data posterior ao envio da medida para o Congresso mudou para contratação mínima de 30%.

O texto foi aprovado na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 22/2018, apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que excluiu a possibilidade de contratação de sindicatos de transportadores autônomos. Para o relator, a contratação de sindicatos para uma função que não é sua seria inconstitucional.

Outra mudança foi a retirada da condição de que as associações de transportadores autônomos de cargas constituídas nos termos do Código Civil (Lei 10.406/02) tivessem, no mínimo, três anos de funcionamento para participar da contratação. (Com informações da Agência Câmara)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?