metropoles.com

Rodrigo Janot denuncia ao STF os ex-presidentes Lula e Dilma

Além deles, mais seis políticos, incluindo Antonio Palocci e Guido Mantega, foram acusados pelo crime de organização criminosa

atualizado

Compartilhar notícia

RICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
WhatsApp Image 2017-09-05 at 20.01.13
1 de 1 WhatsApp Image 2017-09-05 at 20.01.13 - Foto: RICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff pelo crime de organização criminosa. Além deles, os ex-ministros Antonio Palocci, Guido Mantega, Edinho Silva e Paulo Bernardo, a senadora Gleisi Hoffmann (PR) e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foram acusados.

O procurador também pediu o bloqueio de R$ 6,5 bilhões dos acusados. Janot também requereu a condenação deles à reparação de danos materiais e morais “causados por suas condutas”, fixando-se um valor mínimo global de R$ 300 milhões.

A denúncia, que está no âmbito da Operação Lava Jato, foi oferecida no inquérito que investiga se o Partido dos Trabalhadores (PT) montou uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras.

“Os prejuízos decorrentes da corrupção são difusos (lesões à ordem econômica, à administração da justiça e à administração pública, inclusive à respeitabilidade do parlamento perante a sociedade brasileira), sendo dificilmente quantificados”, escreve Janot na acusação formal.

O procurador aponta para a “existência de elementos suficientes de materialidade e autoria delitivas”. “Lula foi o grande idealizador da constituição da organização criminosa, na medida em que negociou diretamente com empresas privadas o recebimento de valores para viabilizar sua campanha eleitoral à presidência da República em 2002”, sustenta.

Na denúncia, Janot enfatiza que Lula, durante sua gestão (2003-2010) cumpriu com os compromissos assumidos junto a empresários. O procurador aponta também que o ex-presidente atuou diretamente e por intermédio de Palocci para que novas negociações ilícitas fossem “entabuladas” como forma de arrecadar mais propina.

“Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016 , os denunciados, integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que Lula e Dilma Rousseff sucessivamente titularizaram a Presidência da República para cometimento de uma miríade [grande número] de delitos, em especial contra a administração pública em geral”, sustenta Janot na denúncia. (Com informações das agências Brasil e Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?