metropoles.com

“Robin” é o novo delator da Operação Lava Jato

Luis Eduardo Campos Barbosa da Silva é sócio da Oildrive Consultoria em Energia e Petróleo e ex-funcionário da ABB. De acordo com a PF, ele “agiu como operador financeiro em favor das empresas Alusa, Rolls Royce e SBM”

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
PF polícia federal
1 de 1 PF polícia federal - Foto: Agência Brasil

O empresário Luis Eduardo Campos Barbosa da Silva é o novo delator da Operação Lava Jato. O executivo é sócio do operador da SBM Julio Faerman – outro delator do esquema de corrupção na Petrobras – na empresa Oildrive Consultoria em Energia e Petróleo e ex-funcionário da Asea Brown Boveri (ABB). Segundo a Polícia Federal, Luis Eduardo “agiu como operador financeiro em favor das empresas Alusa, Rolls Royce e SBM”.

O relatório aponta que Luis Eduardo é suspeito de “receber informações privilegiadas para que a Alusa pudesse vencer licitação em curso na Petrobras, além de repassar propinas, segundo delação de Pedro Barusco. Ele é um dos sócios da Oildrive Consultoria, uma das representantes da multinacional holandesa SBM Offshore, suspeita de pagar propinas em troca de contratos na Petrobras”, afirma a PF.

Luis Eduardo, Julio Faerman e outros 10 investigados foram denunciados pelo Ministério Público Federal, em dezembro de 2015, por envolvimento no esquema de pagamento de US$ 42 milhões em propinas entre 1997 e 2012 por meio de contratos de aluguel de navios-plataforma da empresa holandesa SBM Offshore. A delação de Julio Faerman foi homologada pela Justiça em agosto do ano passado.

As investigações chegaram a Luis Eduardo por meio da delação premiada do ex-gerente executivo da Petrobras Pedro Barusco. Segundo o delator, Julio Faerman e Luis Eduardo eram chamados de “Batman e Robin”, por andarem sempre juntos.

Defesa
O criminalista Antônio Sérgio Moraes Pitombo, que defende Luís Eduardo Barbosa, não pôde se manifestar sobre a delação. “Não posso falar nada sobre o acordo de colaboração porque ele está sob sigilo. Eu assinei o acordo, então, em hipótese alguma eu posso comentar qualquer detalhe”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?