metropoles.com

Reforma tributária: Lira defende compensação de fundos regionais

Arthur Lira afirma que intenção da reforma tributária é melhorar ambiente de investimentos, e não causar prejuízos aos entes federativos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Arthur Lira, presidente da Câmara no Arthur Lira, chama com as mãos deputado durante sessão no plenário da Câmara - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira, presidente da Câmara no Arthur Lira, chama com as mãos deputado durante sessão no plenário da Câmara - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta sexta-feira (28/4), que uma das preocupações do grupo de trabalho (GT) da reforma tributária é proteger as regiões do país, principalmente os fundos de investimento regionais, para que a mudança na forma de cobrar impostos gere incentivos, e não prejuízos aos entes federativos.

Lira indicou que os estados que possuem incentivos para o desenvolvimento não terão prejuízos com a reforma. “[Haverá] O compensamento dos fundos para que os investimentos e incentivos feitos não se tornem prejuízo para o Nordeste”, explicou, após participar de um evento na Paraíba que reuniu ainda o GT e os governadores do Nordeste.

Apesar da citação, o presidente da Câmara não detalhou como seria feita essa compensação e quanto seria destinado aos fundos regionais.

Ele evitou cravar uma data sobre o início da reforma tributária, mas afirmou que será antes do recesso de julho.

Veja:

O parlamentar afirmou ainda que o arcabouço fiscal será votado na primeira quinzena de maio, marcada a votação para dia 10 de maio.

Fundos de investimentos 

Em setembro do ano passado, o Banco do Nordeste recebeu mais de R$ 5 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O aporte representou aumento de 19% no volume de crédito a ser aplicado pela instituição, na comparação com o projetado no início do ano. Com isso, a disponibilidade do FNE chega a R$ 31,64 bilhões.

O valor representou uma injeção em linhas de financiamento do banco voltado para Micro e Pequenas Empresas (MPE), geração de energia solar em residências, agronegócio e até financiamento de cursos de graduação.

Imagens cedidas pelo jornalista Maurílio Júnior. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?