metropoles.com

Reestruturação na Abin busca apenas aperfeiçoar atuação do órgão, diz GSI

No início do mês, a agência passou por reformulação e ganhou nova unidade: o Centro de Inteligência Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) afirmou nesta terça-feira (11/8) que o decreto que estabeleceu a reformulação no quadro de cargos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e criou uma nova unidade no órgão, batizada de Centro de Inteligência Nacional (CIN), busca apenas “aperfeiçoar a atuação integrada da agência”.

Em nota divulgada à imprensa (leia a íntegra mais abaixo), o GSI diz que o decreto “segue, na íntegra, as normas e a legislação vigentes”.

“O CIN possibilitará mais agilidade no assessoramento ao processo decisório, seja no acompanhamento de temas estratégicos, no mapeamento de crises com impacto para a sociedade, nas pesquisas para a nomeação de cargos ou na interface com os integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência”, diz a pasta.

Além disso, o texto também ressalta que 26 superintendências estaduais tiveram as estruturas modificadas “para fortalecer a atuação” da Abin em todo o país.

“[As mudanças na estrutura contam] Com maior capilaridade, incremento na capacidade de coleta de dados e informações, inclusa a faixa de fronteira, e integração com os órgãos do SISBIN nos estados”, acrescenta.

A nova estrutura da Abin entra em vigor a partir da próxima semana, em 17 de agosto, e ocorre cerca de quatro meses após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reclamar da falta de informações de serviços de inteligência, durante reunião ministerial em 22 de abril. Na ocasião, ele ainda disse que a Abin “tem os seus problemas”.

Leia a íntegra da nota 

Nota de Esclarecimento

Em relação ao Decreto Nr 10.445, de 30 de julho de 2020, que reorganiza a estrutura regimental da ABIN, após a constatação de diversas interpretações totalmente equivocadas, informamos o seguinte:

1. Norteado pela Política Nacional de Inteligência (PNI), o Decreto busca, tão-somente, aperfeiçoar a atuação integrada da ABIN, órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN);

2. Destacamos, dentre outras, as seguintes oportunidades de melhorias que constam do novo instrumento legal e que ocorreram sem aumento de cargos e despesas: Estruturação do Centro de Inteligência Nacional (CIN); criação da Assessoria de Proteção de Inteligência; Organização do Gabinete com reforço nas áreas de Controle Interno e de Gestão do Conhecimento e a Alteração das Estruturas das Superintendências;

3. O CIN possibilitará mais agilidade no assessoramento ao processo decisório seja no acompanhamento de temas estratégicos, no mapeamento de crises com impacto para a sociedade, nas pesquisas para a nomeação de cargos ou na interface com os integrantes do SISBIN;

4. Não menos importante, são os encargos de Proteção de Inteligência em ações preventivas visando antecipar ameaças e do Gabinete ao reforçar atividades de controle, relações institucionais e de comunicação social, governança, gerenciamento de riscos e gestão documental.

5. Por oportuno, cabe ainda o registro de que as 26 superintendências estaduais tiveram suas estruturas modificadas para fortalecer a atuação da Agência em todo o País, com maior capilaridade, incremento na capacidade de coleta de dados e informações, inclusa a faixa de fronteira, e integração com os órgãos do SISBIN nos estados.

6. Finalmente, o Decreto 10.445 – com alterações administrativas e inerentes à atividade de inteligência – segue, na íntegra, as normas e a legislação vigentes que definem o Estado Democrático de Direito.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social do GSI
Brasília, DF, 11 de agosto de 2020.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?