metropoles.com

“Quem é Greenpeace? É um lixo”, rebate Bolsonaro após críticas

Presidente disparou contra entidade de proteção do meio ambiente que reclamou da recriação do Conselho Nacional da Amazônia Legal

atualizado

Compartilhar notícia

Carolina Antunes/PR
49523158952_538e8a2ff8_k
1 de 1 49523158952_538e8a2ff8_k - Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rebateu críticas do Greenpeace sobre a recriação do Conselho Nacional da Amazônia Legal, transferido para o guarda-chuva do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

“Quem é Greenpeace? Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? É um lixo, é um lixo”, disparou nesta quinta-feira (13/02/2020) ao deixar o Palácio da Alvorada.

A entidade divulgou uma nota na quarta (12/02/2020) criticando a medida e alegou que “o conselho não tem plano, meta ou orçamento”. Segundo o Greenpeace, a transferência do conselho, criado em 1995, para a vice-presidência “não anulará a política antiambiental do governo e não tem por finalidade combater o desmatamento ou o crime ambiental”.

A instituição de defesa do meio ambiente também criticou o fato de os governadores dos estados da Amazônia Legal — que compreende nove estados —, a sociedade civil e indígenas terem ficado de fora da composição.

O Greenpeace também acusa o governo de desmonte dos órgãos de proteção e fiscalização ambiental, que resultou em aumento do desmatamento em 30%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?