metropoles.com

PT quer investigação da PGR contra emendas por apoio à Previdência

A representação pede apuração de atos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e dos ministros Onyx Lorenzoni e Paulo Guedes

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Procuradoria Geral da República. Onyx Dornelles Lorenzoni, Jair Bolsonaro e Procuradora Raquel Dodge – Bolsonaro
1 de 1 Procuradoria Geral da República. Onyx Dornelles Lorenzoni, Jair Bolsonaro e Procuradora Raquel Dodge – Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A bancada do PT na Câmara protocolou nesta terça-feira (09/07/2019) uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) para cobrar a investigação da suposta compra de votos por meio de liberação de emendas ao Orçamento para garantir votos a favor da aprovação da reforma da Previdência. A representação pede que sejam investigados o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes.

A iniciativa surgiu após denúncias de que o governo havia prometido liberar R$ 40 milhões em emendas para cada deputado que votasse a favor da proposta. O documento cobra da PGR o acompanhamento da execução orçamentária e a liberação de emendas para identificar eventuais ilícitos civil, administrativo e penal ou crime de responsabilidade.

Na representação, o partido afirma que a liberação de emendas apenas para os que apoiarão a reforma dá uma vantagem a esses deputados nas bases eleitorais, o que poderia interferir na campanha municipal de 2020.

“A liberação de recurso visando fazer com que os beneficiários (parlamentares e correligionários) cheguem ao pleito municipal em condições mais vantajosas, em detrimento dos demais candidatos, configura, desde logo, grave abuso do poder político e financeiro (às custas do erário), devendo ser obstado imediatamente, para que o próprio sistema democrático e a lisura do pleito não sejam antecipadamente comprometidos”, diz o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?