metropoles.com

PSol aciona PGR sobre suposta participação de Bolsonaro em rachadinha

A bancada do partido na Câmara ainda busca mais assinaturas para um pedido de “CPI da rachadinha” já protocolado na Câmara, em março

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida da deputada Federal Talíria Petrone
1 de 1 Imagem colorida da deputada Federal Talíria Petrone - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A bancada do PSol na Câmara pediu que a Procuradoria Geral da República (PGR) abra inquérito para apurar denúncias de envolvimento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), no esquema de desvios de dinheiro público conhecido como rachadinha, no qual funcionários dos gabinetes devolvem salários recebidos.

A representação em face do presidente foi protocolada na tarde desta segunda-feira (5/6) e aponta novas acusações divulgadas pelo site Uol, nas quais a fisiculturista Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Bolsonaro contou, em gravações inéditas, que Bolsonaro demitiu um irmão dela pelo fato de ele não devolver mensalmente todo dinheiro solicitado pelo presidente.

Para o partido, os novos indícios do suposto envolvimento direto do presidente da República no esquema ilegal precisam ser investigados. A entrega de salários de assessores teria ocorrido no período em que ele exerceu consecutivos mandatos de deputado federal (de 1991 a 2018).

Os deputados do partido reforçaram a necessidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara.

Também buscam assinaturas para um pedido já existente, protocolado em março, com a finalidade de investigar as denúncias de desvio de dinheiro e pagamentos ilícitos ao presidente, ao vereador pelo município do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro e ao senador da República Flávio Bolsonaro, ambos filhos do presidente.

0

“Estão cada vez mais evidentes os desvios envolvendo a família Bolsonaro. Agora as suspeitas recaem sobre o presidente da República, que parece ser pioneiro no conhecido esquema da rachadinha. Toda semana é um novo escândalo. Bolsonaro e seus filhos precisam ser investigados por todos as denúncias que existem contra eles”, disse a deputada Talíria Petrone (RJ), líder da bancada na Câmara.

Confira a íntegra da representação:

Representação contra Andrea Valle e Jair Bolsonaro – PGR by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia