metropoles.com

PSDB irá recorrer contra votação que mantém direitos de Dilma

O presidente do partido, Aécio Neves, confirmou que enviará ao STF um pedido de anulação da votação que manteve a ex-presidente Dilma Rousseff habilitada para ocupar funções públicas. O PMDB e o DEM prometem apoiar o recurso

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Sessão extraordinária do Senado que vai decidir sobre a admiss
1 de 1 Sessão extraordinária do Senado que vai decidir sobre a admiss - Foto: Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após reunião com parlamentares e juristas, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), decidiu nesta quinta-feira (1º/9) que ingressará com mandado de segurança contra a decisão do Senado de manter a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) habilitada para ocupar funções públicas. O senador Ronaldo Caiado (GO) , líder do DEM, declarou apoio ao recurso. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, também garantiu a participação do seu partido no requerimento.

O processo de julgamento de Dilma foi concluído nesta quarta-feira (31/8) e os senadores fatiaram a votação. No primeiro momento, foi analisado o pedido de impeachment, e, no outro, a inabilitação de Dilma para ocupar cargos públicos por um período de oito anos. Logo que o resultado saiu, a oposição cogitou recorrer do fatiamento, mas entrou em acordo e recuou. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) declarou ao O Globo que o adiamento foi uma estratégia para encontrar uma saída que não prejudicasse a votação do afastamento em definitivo da petista.

Aécio Neves  explicou os motivos que levaram os parlamentares a mudar de decisão. “Vamos ao Supremo para defender a Constituição. Com a cassação, a pena de inabilitação é automática, não tem como separar .O que se temia era que a judicialização pudesse prejudicar a votação do impeachment. Mas o PT já está fazendo isso“, explicou Aécio.

(Com informações de O Globo)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?