Presidente de Portugal almoça com Bolsonaro após encontro com Lula

Marcelo Rebelo ficará no Brasil por 4 dias. Ele participou da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa e se encontrou com ex-presidentes

atualizado 02/08/2021 15:54

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participa, nesta segunda-feira (2/8), de almoço com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na residência oficial da Presidência da República, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

A visita de Rebelo não é uma visita oficial de chefe de Estado. O líder português veio ao país para participar da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no sábado (31/8), e está em Brasília como gesto para reforçar os laços diplomáticos com o país.

Na residência do cônsul-geral português paulista, ele se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve ser o principal adversário político de Bolsonaro nas eleições de 2022. Os dois têm maior identificação política, por serem de esquerda.

O português também se encontrou com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).

Rebelo foi recepcionado no Alvorada por volta das 12h30 acompanhado pela execução dos hinos nacionais dos dois países. Diferentemente de Bolsonaro, o chefe português usava máscara, proteção recomendada para evitar a disseminação do coronavírus.

Também recebem Rebelo o chanceler brasileiro, Carlos França, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) e outros ministros.

Não está prevista declaração à imprensa conjunta dos dois presidentes após o almoço, mas Rebelo vai fazer uma coletiva à imprensa em um hotel no início da tarde. Já Bolsonaro tem agenda no Palácio do Planalto a partir das 15h.

Em nota, o Itamaraty informou que o encontro “permitiu examinar a reativação dos mecanismos de diálogo bilateral” e discutiu a recuperação econômica no contexto pós-pandemia.

Veja a nota na íntegra:

Nota nº 97
2 de agosto de 2021

Reunião do Presidente da República, Jair Bolsonaro, com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, hoje, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, em encontro no Palácio da Alvorada. O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, participaram da reunião.

O encontro permitiu examinar a reativação dos mecanismos de diálogo bilateral, em preparação para a próxima Cimeira Brasil-Portugal e as celebrações do bicentenário da Independência em 2022. Nesse contexto, avaliaram positivamente a recente visita do Ministro Carlos França a Lisboa, de 30 de junho a 2 de julho, e encontros à margem da Cúpula da Comunidade do Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, de 15 a 17 de julho.

Os Presidentes Bolsonaro e Rebelo de Sousa reafirmaram na ocasião a convergência entre Brasil e Portugal nos campos cultural, econômico, comercial e multilateral e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação econômica no contexto pós-pandemia.

O relacionamento entre Brasil e Portugal beneficia-se de laços históricos e afetivos, consubstanciados no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, celebrado em Porto Seguro em 22 de abril de 2000. Ambos os países mantêm tradicional e densa parceria política, econômica e cultural, além de contínua coordenação em foros internacionais.

Últimas notícias