metropoles.com

Porta-voz: Weintraub poderá explicar temas importantes na Câmara

Planalto minimizou derrota sofrida no Parlamento, onde Centrão e oposição de uniram e chamaram ministro da Educação para explicar cortes

atualizado

Compartilhar notícia

José Dias/PR
13/05/2019 Briefing do Porta-voz da Presidência da República,
1 de 1 13/05/2019 Briefing do Porta-voz da Presidência da República, - Foto: José Dias/PR

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, minimizou na noite desta terça-feira (14/05/2019) a derrota que o governo sofreu na Câmara no fim da tarde com a aprovação de um requerimento para convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, após uma articulação bem-sucedida da oposição e do Centrão.

O ministro terá que ir ao Congresso já nesta quarta-feira (15/05/2019) para explicar os cortes nos orçamentos das universidades federais. “O governo entende com naturalidade fatos que ocorrem no Congresso e a convocação do ministro da Educação permite que ele explique mais uma vez temas que são de importância para a sua área”, afirmou.

Além da derrota, Bolsonaro também teve que resolver outro tema espinhoso nesta terça. Ele recebeu deputados da bancada evangélica e lideranças religiosas em seu gabinete para tratar da recente polêmica sobre uma possível taxação das igrejas.

O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, se reuniu com o presidente previamente e participou do encontro com os parlamentares.

No fim do mês passado, Cintra chegou a declarar em uma entrevista que um novo tributo federal poderia ser cobrado de igrejas evangélicas. A possibilidade alvoroçou a bancada evangélica, que se posicionou contra a iniciativa.

Ruídos
Rêgo Barros negou que haja problemas entre o presidente e o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz. Os dois se reuniram nesta terça. “Bolsonaro recebe naturalmente todos os ministros e hoje recebeu Santos Cruz”, disse o porta-voz. De acordo com ele, as supostas críticas que o ministro teria feito a Bolsonaro são “assunto passado”.

O porta-voz voltou a dizer também que Bolsonaro apoia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para uma eventual indicação ao Supremo Tribunal Federal. “O presidente reforça a admiração por Moro e o qualifica para assumir cargo no STF eventualmente”, disse. No fim de semana, o presidente afirmou que havia prometido ao ministro a próxima vaga da Suprema Corte

Mundo
Ainda de acordo com o porta-voz, Bolsonaro falou por telefone com o presidente da Argentina, Maurício Macri, nesta terça, mas ele afirmou não ter detalhes da conversa. Macri enfrenta uma acirrada campanha eleitoral em seu país e disputa a reeleição com a ex-presidente Cristina Kirchner.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?