metropoles.com

Políticos pró e contra Bolsonaro reagem após discurso do presidente na ONU

Aliados elogiaram as menções ao “combate à cristofobia”e críticos do governo acusaram o chefe do Executivo brasileiro de mentiroso

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Corrêa/PR
Discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU 6
1 de 1 Discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU 6 - Foto: Marcos Corrêa/PR

O discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  na 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) repercutiu no meio político. Enquanto aliados elogiaram as menções ao “combate à cristofobia”, críticos do governo acusaram o chefe do Executivo brasileiro de mentiroso e o termo está entre os assuntos mais comentados nesta tarde no Twitter.

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), Bolsonaro mostrou uma “deslealdade absurda e inédita para um chefe de Estado”. “[Culpou] Judiciário, governadores e imprensa pelas dificuldades econômicas”.

A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva disse que Bolsonaro tentou passar a ideia de que os problemas ambientais no Brasil não existem.

0

“O presidente diz que o mundo precisa da verdade para superar seus desafios, mas segue proferindo suas inverdades sem nenhum tipo de vergonha e constrangimento”, escreveu.

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, por sua vez, avaliou que o presidente Jair Bolsonaro está construindo uma “política de morte pela mentira”.

“Mentiu sobre orçamento para a área da saúde, sobre o valor do auxílio emergencial, sobre queimadas no pantanal e [sobre] o derramamento de óleo pela Venezuela”, afirmou.

Por outro lado, bolsonaristas apoiaram o discurso do presidente Jair Bolsonaro, que disse ser vítima de uma campanha de desinformação sobre as queimadas na Amazônia.

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, ressaltou o apelo de Bolsonaro para o “combate à cristofobia”.

“Jair Bolsonaro, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, denunciando a perseguição aos cristãos ao redor do mundo e chamando todas as nações à consciência”, escreveu.

Para o presidente do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o chefe do Executivo brasileiro fez um discurso “perfeito”. Bolsonaro foi o primeiro líder a falar.

“Um discurso de quem não se coloca de joelhos diante de entidades globalistas e que promovem a histeria para que o Brasil seja um país acocorado”, escreveu o bolsonarista.

Veja essas e outras repercussões a seguir:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?