metropoles.com

Petroleiros chamam Bolsonaro de “cínico” após mais ataques à Petrobras

Mais cedo, presidente disse que só haverá interferência na Petrobras por vias legais e que empresa lucra em cima do sofrimento da população

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/FUP
petrobras greve
1 de 1 petrobras greve - Foto: Divulgação/FUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) chamou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “cínico” após o chefe do Executivo federal voltar a criticar a Petrobras, nesta quinta-feira (12/5).

Mais cedo, durante passeio de carro por Pariquera-Açu, em São Paulo, o presidente disse que não haverá interferência na estatal, a não ser, segundo ele, “pelas vias legais”. Bolsonaro também disse que a empresa, cada vez mais, fatura em cima do sofrimento do povo brasileiro.

Na semana passada, a Petrobras anunciou lucro de R$ 44,561 bilhões no primeiro trimestre de 2022 — resultado 3.718,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a estatal faturou R$ 1,167 bilhão.

Ao responder à declaração do presidente, a FUP ressaltou que Bolsonaro “tenta jogar o povo contra a empresa para privatizá-la”.

Veja:

Trocas na Petrobras

Antes mesmo de assumir a Presidência da República, Bolsonaro indicou Roberto Castello Branco para comandar a Petrobras. Depois, em fevereiro de 2021, substituiu o então chefe da petroleira pelo general Joaquim Silva e Luna. Neste ano, o militar deixou a estatal após o mandatário do país indicar José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal.

Nas duas últimas ocasiões, as trocas foram feitas em meio à alta no preço dos combustíveis.

Cabe ao governo indicar um nome para o comando da Petrobras. Para que uma substituição seja concretizada, a indicação precisa do aval do Conselho de Administração da empresa.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?