metropoles.com

“Pelos números do Ibope, Bolsonaro jamais seria presidente”, diz Onyx

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27/06/2019) mostra que o número de brasileiros que desaprovam o governo aumentou

atualizado

Compartilhar notícia

Wilson Dias/Agência Brasil
Onyx2
1 de 1 Onyx2 - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx lorenzoni, disse desconsiderar a pesquisa CNI/Ibope que mostra uma redução do número de brasileiros que aprovam o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Levantamento divulgado nesta quinta-feira (27/06/2019) indica que 32% da população classifica a gestão do chefe do Executivo como ótima ou boa. Enquanto isso, mais da metade — 51% — diz não confiar em Bolsonaro.

“Pelos números do Ibope o presidente jamais seria Bolsonaro”, criticou o ministro, em referência às pesquisas de intenção de voto no segundo turno das eleições do ano passado, que mostravam uma disputa acirrada entre o mandatário brasileiro e o então oponente, Fernando Haddad (PT).

De acordo com a pesquisa apresentada nesta quinta-feira, a avaliação ruim ou péssima do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aumentou cinco pontos percentuais em dois meses e também chegou aos 32%.

Curiosamente, o percentual de brasileiros que considera o governo regular foi exatamente o mesmo nos dois quesitos anteriores: 32%. Esse número significa alta de um ponto percentual desde o último levantamento, divulgado no mês passado.

A CNI explicou a queda na popularidade do presidente. “Ela é maior entre mulheres, pessoas com até a 4ª série da educação fundamental, cidadãos com menor renda e os residentes nas regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste. A Região Sul se consolida como a de maior popularidade (52%)”, destaca a entidade.

Bolsonaro está em viagem ao Japão, onde participa da reunião da cúpula do G20, que congrega as maiores economias do mundo. O presidente deixou o país na última terça-feira (25/06/2019) e regressa no próximo fim de semana.

Meio ambiente
O ministro repetiu a fala de Bolsonaro e disse que o Brasil merece “todo respeito” de países europeus e rebateu os comentários da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que criticou o desmatamento no Brasil. “Cada país fala aquilo que julga adequado. O Brasil merece todo o respeito da Europa, o que preserva o maior percentual de mata nativa é o Brasil, isso é algo super relevante e importante”, defendeu.

Onyx lembrou projetos do governo de cunho ambiental e frisou que o país tem “muitas lições a dar”. “Recentemente mandamos o maior projeto de recuperação de bacia hídrica do planeta no Araguaia. Estamos concluindo o planejamento para fazer a mesma coisa no Parnaíba, no Taquari e no São Francisco”, detalhou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?