metropoles.com

Pela quarta vez no ano, Lula recebe presidente da Argentina

Além de Lula, o chefe de Estado argentino também se reúne com os titulares dos demais poderes – no Congresso Nacional e no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Fernandez chega a brasili (2)
1 de 1 Fernandez chega a brasili (2) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com honrarias de chefe de Estado, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, chegou ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (26/6), por volta de 12h30, para um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a conversa a sós, os dois seguem para almoço oferecido pelo governo brasileiro no Palácio Itamaraty.

O mandatário argetino receberá de Lula a Medalha Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros. Entre as formalidades da cerimônia de recepção estão a salva de 21 tiros de canhão, desfile com cavalos e banda militar.

Veja recepção:


Esta é a quarta visita do mandatário argentino ao Brasil, apenas no primeiro semestre. Ao todo, foram cinco encntros bilaterais em seis meses, incluindo a visita de Lula a Buenos Aires, em janeiro.

Fernandez veio à posse presidencial, em 1º de janeiro, e também esteve em Brasília em 5 de maio, quando foi recebido pelo homólogo brasileiro no Palácio da Alvorada. O chefe da Casa Rosada participou também cúpula de líderes sul-americanos, na última semana de maio.

0

Economia em foco

O governo brasileiro não detalhou os assuntos que serão abordados na reunião, no entanto, temas como a renegociação da dívida argentina e outros assuntos ligados à integração regional devem entrar em pauta. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o encontro celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

“A visita de Estado ocorre no contexto da retomada da parceria estratégica bilateral, iniciada com a visita do presidente Lula à Argentina, em 23 de janeiro, quando foi assinada declaração conjunta com múltiplos compromissos que adensaram ainda mais os laços bilaterais”, diz o Itamaraty, em comunicado.

O chefe de Estado argentino também se reúne com os titulares dos demais poderes – no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?