Parlamentares tentam sustar decreto que suspende Lei Rouanet
Portaria, que retira recursos da Lei de Incentivo à Cultura em cidades com medidas restritivas, causou reação de deputados

Parlamentares protocolaram, nesta sexta-feira (5/3), projetos de decreto legislativo (PDL) com o objetivo de sustar a portaria 124, da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, publicada no Diário Oficial da União. A ordem suspende fomento a projetos culturais com públicos em estados sob medidas de isolamento.
Ao todo, sete deputados apresentaram cinco projetos com o mesmo objetivo. O líder da Minoria, José Guimarães (PT-CE), Aurea Carolina (PSol-MG), Rubens Bueno (Cidadania-PR), Jandira Feghalia (PCdoB-RJ), além de Maria do Rosário (PT-RS), Benedita da Silva (PT-RJ) e Waldenor Pereira (PT-BA), protocolaram juntos.
“Mais uma vez, o governo federal penaliza agentes culturais em um momento de grande crise social e de saúde pública, pressionando, de maneira indireta, governos estaduais e municipais a não reforçarem as medidas de isolamento social em um contexto de agravamento severo da situação de emergência em saúde pública”, disse a deputada Aurea Carolina, no projeto.
Guimarães afirmou que a portaria é “uma aberração jurídica e imoral”. “Essa portaria quer levar à miséria os agentes que produzem cultura. E o pior: age com negativismo mais uma vez, com ameaça”, disse.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA portaria estipula que só serão analisadas propostas culturais cujo local de execução não esteja sob medidas de restrição de circulação, como toque de recolher, lockdown e outras ações semelhantes. Com isso, ficará suspensa a análise de projetos que buscam recursos via Lei de Incentivo à Cultura, novo nome da Lei Rouanet.
Medidas restritivas
Diversos estados, como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraíba, e o Distrito Federal estão com medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19. As medidas impedem, inclusive, a realização de eventos culturais por gerar aglomerações.
A portaria vista como uma tentativa do governo Jair Bolsonaro de pressionar estados para reverter as medidas de restrições.



