metropoles.com

Para evitar “desgaste” de Guedes, governo vai “pra cima” da oposição

Líder do Executivo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), informou que, caso provocados, essa será a reação dos parlamentares pró-reforma

atualizado

Compartilhar notícia

FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Guedes CCJ 5
1 de 1 Guedes CCJ 5 - Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que parlamentares pró-reforma da Previdência “irão para cima” da oposição caso sejam provocados na audiência pública desta quarta-feira (08/05/2019), que traz a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A postura reativa a qual a deputada se refere é por causa do primeiro encontro envolvendo o economista e os parlamentares no Congresso para tratar da reforma. Na ocasião, ainda na Comissão de Constituição e Justila (CCJ), Zeca Dirceu (PT-PR) se referiu ao ministro como “tchutchuca” para os privilegiados e “tigrão” para os aposentados.

Como estratégia para evitar que Guedes seja novamente alvo de ataques, Hasselmann afirmou que conta com o “time completo” para conseguir confrontar a obstrução de oposicionistas.

“Vamos fazer um enfrentamento para que Guedes não fique desgastado”, acrescentou. A líder destacou ainda que, como esta sessão não é de votação, governistas podem responder à oposição, sem deixá-la falar sozinha para dar celeridade ao rito da comissão. “Se eles vierem, a gente vai”, afirmou Joice.

Com duas horas antes do início da sessão, marcada para às 14h30, parlamentares da oposição foram os primeiros a formarem a fila para entrar no plenário. Na espera, foram abordados por representantes da sociedade civil com um bloco de emendas, para reunir 171 assinaturas – número mínimo para conseguir protocolar o texto na Casa.

Há queixas de que parlamentares ainda acham cedo protocolar emendas sem a realização de todas as audiências públicas previstas pelo presidente da comissão, Marcelo Ramos (PR-AM). Enquanto o Centrão negocia acordo com interlocutores do governo responsáveis pela articulação política, a oposição aguarda para pressionar o Planalto mais próximo do prazo de encerramento da discussão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?