metropoles.com

Para Damares, período de licença-maternidade deve ser de um ano

A ministra defende o aumento do prazo para que mãe e pai tenham mais tempo com a criança em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Assinatura Solene Decreto posse de Armas. Brasília(DF), 15/01/2
1 de 1 Assinatura Solene Decreto posse de Armas. Brasília(DF), 15/01/2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, quer que o Congresso amplie para um ano a licença-maternidade remunerada, medida que considera como política de fortalecimento da família. As declarações foram dadas durante entrevista ao Uol e à Folha de S.Paulo.

“Eu defendo mais tempo da mãe com a criança em casa. E do pai também. Essa realidade do Brasil agora ainda não é. Podemos lutar por isso? Podemos. Vamos ter resistência? Muita. Mas a gente pode trabalhar”, destacou a ministra.

A legislação trabalhista estipula afastamento de quatro meses, que pode chegar a seis por opção do empregador. Damares também quer a aumentar o período da licença-paternidade, atualmente de cinco dias.

Censura
Damares pontuou ainda que não defende censura de imagem de beijo entre pessoas do mesmo sexo e estimou que a Comissão da Anistia deixe de receber requerimentos em até três anos.

“Se o material era para adulto, não era para criança, e se o pai quiser comprar e dar para a criança, a criança pertence à família. Se a família acha que deve dar, a família dá”, comentou, em referência à censura imposta pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, durante a Bienal.

Abordou ainda o caso da menina Ágatha, 8 anos, assassinada no Rio de Janeiro. A ministra salientou que não havia falado sobre o assassinato até então porque “estavam querendo usar o episódio para um embate político”. No entanto, afirmou que vai convidar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para visitar a família da garotinha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?