Paes prorroga medidas restritivas no Rio, mas abre creches e escolas

A medida foi definida por meio de decreto publicado na manhã desta sexta-feira (2/4). Restrições continuam até a próxima quinta-feira (8/4)

atualizado 02/04/2021 9:35

Eduardo Paes, prefeito do RioAline Massuca/Metrópoles

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), prorrogou as medidas restritivas por mais cinco dias, até a próxima quinta-feira (8/4). Apenas as escolas e creches poderão abrir a partir da próxima segunda (5/4).

Com base no decreto, a partir de segunda (5/4), as escolas e creches podem abrir, de forma administrativa. As aulas presenciais só poderão ser ministradas a partir de terça-feira (6/4), apenas em colégios que já estavam funcionando antes da “pausa emergencial”.

Paes afirma que a prorrogação teve com base o número de atendimentos na rede de urgência e emergência. “Estamos otimistas e esperançosos que ao longo desse próximos dias, esse número continue a estabilizar e até a cair”, afirmou o prefeito em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (2/4).

“A Prefeitura do Rio toma as suas decisões baseada em dados científicos, baseadas em fatos, e não em opiniões de fulano ou de beltrano ou do desejo do prefeito. Não adianta nada agora que a curva tá ficando boa, a gente não dar mais um periodozinho, que eu sei que é duro pra cada atividade econômica — não estou aqui pra minimizar a dor e o sofrimento de quem tem que manter um negócio aberto, mas entre isso e as vidas, nós vamos ficar com as vidas!”, continuou.

Com base no decreto, as atividades que continuam proibidas até, pelo menos 19 de abril, são: ficar na areia da praia, comércio de ambulantes, danceterias e boates, entrada de ônibus intermunicipais fretados com turistas e outros tipos de eventos.

A partir de sexta-feira (9/4), podem abrir: bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques da orla. O funcionamento presencial nesses ambientes será penas até às 21h, depois em forma de delivery.

Funcionamento de outros estabelecimentos, a partir de sexta-feira

Clubes – 11h às 21h

Serviços – 12h às 21h

Comércio – 10h às 18h

Museus, Zoológico, Galerias, Bibliotecas, Cinemas e Teatros – 12h às 21h.

 

Últimas notícias