metropoles.com

Pacheco diz que “não admitirá retrocesso” no estado democrático

O presidente do Senado afirmou que as Forças Armadas não contribuirão para uma possível ruptura institucional

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco 7
1 de 1 Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco 7 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que não admitirá qualquer retrocesso no sistema democrático nas manifestações em 7 de Setembro. Ele cancelou a participação em um evento em Viena, na Áustria, para monitorar os atos em Brasília. A declaração foi dada ao jornal O Globo.

“Nós não admitiremos qualquer retrocesso, e tenho certeza de que também esse será o papel das Forças Armadas”, disse Pacheco sobre o risco de ruptura institucional.

O democrata classificou como “episódio desnecessário” a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um desfile de blindados em frente à Praça dos Três Poderes.

“São episódios desnecessários, que deveriam ser evitados, especialmente neste momento em que há esses rumores. Mas não faço deles algo mais importante do que verdadeiramente são. O que vale é que temos as Forças Armadas conscientes do seu papel e muito bem comandadas por pessoas que têm esse compromisso com o país e que não se aventurarão em disputas ideológica e política”, continuou.

Pacheco, que na semana passada arquivou pedido de impeachment apresentado pelo chefe do Executivo contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também virou alvo de críticas, mas preferiu não apresentar respostas ao titular do Planalto.

“A crítica do presidente da República à decisão de arquivamento do processo de impeachment é natural. Ele teve uma pretensão resistida e indeferida”, complementou.

O presidente do Senado disse, no entanto, que as investidas de Bolsonaro contra o Poder Judiciário dificultam o “processo de pacificação” institucional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?