metropoles.com

Onyx sobre Previdência: “Bolsonaro é goleador; entra para jogar final”

Segundo o ministro, o presidente da República se envolverá no esforço de governo pela aprovação da proposta, mas na hora certa

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro e Onyx Lorenzoni
1 de 1 Bolsonaro e Onyx Lorenzoni - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), afirmou nesta quarta-feira (24) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é o “goleador” do governo e “vai entrar para jogar as finais” da articulação pela Previdência.

A declaração foi dada durante entrevista ao blog da jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, quando o ministro foi questionado sobre a cobrança do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que o governo entre mais na articulação para aprovar a Previdência na comissão especial instalada na Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro, o presidente da República se envolverá no esforço de governo pela aprovação da proposta – prioritária para a atual gestão federal. Contudo, informou, isso ocorrerá na hora certa, pois “não dá para a gente pegar nosso goleador e botá-lo para jogar os amistosos”.

O presidente, na verdade, ele está aguardando: ele é o titular do time, nosso goleador. Então ele vai entrar para jogar as finais. Estamos nessa fase de preparação: se posiciona, faz as suas lives. Agora, claro, quando estivermos do meio para o fim da comissão especial, quando estivermos lá na decisão do plenário, o presidente vai estar sem dúvida nenhuma na comunicação a favor da Previdência

Onyx Lorenzoni (DEM-RS), ministro da Casa Civil

Segundo Onyx, não dá para Bolsonaro “jogar os amistosos”. “Ele vai, sim, participar, mas é no momento adequado. Não dá para gente pegar nosso goleador e botá-lo para jogar os amistosos. Precisa ser para quando for ganhar o campeonato, a taça a gente vai botar no armário”, completou.

Sigilo
Conforme o ministro declarou ao blog, o governo atenderá ao pedido dos congressistas, pelo fim do sigilo nos estudos da Previdência, nesta quinta-feira (25). O tema foi tratado por Lorenzoni com o secretário da Previdência, Rogério Marinho, nesta manhã. Segundo disse o titular da Casa Civil, Marinho entregará os dados à Câmara ainda nesta quarta.

Onyx Lorenzoni evitou citar os nomes favoritos do governo para assumir a relatoria da comissão especial da Previdência na Câmara. Afirmou apenas que o Executivo federal pediu a Rodrigo Maia para que o escolhido “tenha um coração verde e amarelo, a favor do Brasil”.

Carlos Bolsonaro x Mourão
O ministro comentou ainda as críticas do vereador carioca e filho do presidente Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), nas redes sociais.

“O governo está no seu nascedouro, pediram para resolvermos os últimos 30 anos em 100 dias – o que é impossível. Estamos aprendendo, é a pré-temporada. Vamos voltar para o futebol: caneladinha aqui ou ali, é normal. Eu testemunhei Bolsonaro e Mourão ontem (terça) na reunião no Alvorada, brincando”, afirmou.

Perguntado se o presidente concorda com as críticas do filho ao vice, Onyx concluiu: “Não posso entrar no mérito disso porque não conversei com ele sobre isso. O que estou tentando passar é que esses ajustes, essas caneladinhas são normais, fazem parte da vida. Tem um dia que a gente não está muito legal, mas tenho certeza de que essas coisas se ajustam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?