metropoles.com

OEA: servidores repudiam post “racista e homofóbico” de Arthur Weintraub

Irmão de Abraham e ex-assessor da Presidência da República foi recém-nomeado secretário de Segurança Multidimensional do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Arthur Weintraub
1 de 1 Arthur Weintraub - Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Uma publicação de Arthur Weintraub — irmão do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e ex-assessor especial da Presidência da República — não caiu bem na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Funcionários da organização repudiaram internamente um comentário considerado como “racista, homofóbico e vulgar” do recém-nomeado secretário de Segurança Multidimensional do órgão.

Arthur escreveu, nessa quinta-feira (24/9), no Twitter que, após um latino lhe dizer que teríamos que nos adaptar ao chamado novo normal, respondeu: “Meus ovos na garganta de quem tiver inventado isso”.

A nota dos funcionários, segundo o jornal Folha de S. Paulo, diz que a linguagem usada por Arthur Weintraub é inapropriada e depreciativa. “Consideramos que a mensagem é racista, homofóbica e vulgar e está completamente fora de linha com os objetivos da Secretaria-Geral da OEA”, diz.

“Acreditamos que esta mensagem atrai uma atenção negativa não desejada para a organização e deprecia o nosso trabalho como servidores públicos internacionais para promover a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento integral no hemisfério”, continua.

Os funcionários também comunicaram a preocupação diretamente ao secretário-geral da OEA, Luis Almagro. O uruguaio, contudo, é visto como alguém alinhado com o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), do qual Arthur pertencia até ser indicado para a organização.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?