metropoles.com

“O que menos tem” na OMS é ciência, diz Bolsonaro em transmissão ao vivo

Segundo presidente, “parece” que a Organização Mundial da Saúde (OMS) “não acerta nada”. “Fica o tempo todo num vai e vem”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (18/06).

Segundo Bolsonaro, “parece” que a organização “não acerta nada” quando se trata sobre o combate à pandemia do coronavírus. “Fica um vai e vem o tempo todo”, disse. “O que menos tem” é ciência, prosseguiu.

O presidente citou, equivocadamente, algumas recomendações feitas pela OMS quanto ao uso de máscaras de proteção e pesquisas envolvendo o uso da hidroxicloroquina.

“A nossa querida OMS, Organização Mundial de Saúde, fica o tempo todo num vai e vem. ‘Máscara protege. Não protege’. Quarenta aí… ‘Fica todo mundo em casa. É bom’. Agora não é bom. A questão da hidroxicloroquina: ‘Não vamos mais sugerir, orientar, fazer pesquisas com hidroxicloroquina’. Depois volta atrás”, afirmou Bolsonaro.

Em seguida, o presidente cita, novamente de forma equivocada, a ocasião em que a chefe do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde, Maria van Kerkhove, afirmou que a transmissão da Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”.

No dia seguinte, a OMS ressaltou que pacientes assintomáticos podem, sim, transmitir a Covid-19 e reforçou que a estratégia de combate à doença não mudou.

“Depois veio na questão do assintomáticos que raramente transmitem o vírus, depois, 24h depois, mudou de ideia completamente. A nossa OMS tá deixando muito a desejar nessa área. Fala-se tanto em foco em ciência, com todo respeito, o que menos tem é ciência na nossa OMS. Parece que não acerta nada. Fica num vai e vem o tempo todo”, continuou.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 47.748 mortes por Covid-19 e 978.142 diagnósticos positivos da doença.

0

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?