metropoles.com

No TikTok, TRE-PR debocha de quem defende voto impresso

O voto impresso é uma bandeira que o presidente Jair Bolsonaro carrega desde antes da eleição de 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Protesto movimento família patriota a favor do voto impresso brasilia
1 de 1 Protesto movimento família patriota a favor do voto impresso brasilia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) chamou atenção dos internautas por uma publicação em que debocha de quem “defende o voto impresso em pleno século XXI”. O vídeo no perfil verificado do órgão tem mais de 31 mil curtidas e relaciona o voto impresso com o passado.

Veja o post:

@tre_prA urna eletrônica é 100% segura 🔒♬ Moves Like Jagger by Stantough on YouTube – Mike Alfaro

Apesar de ter sido declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2020 , o voto impresso é ferrenhamente defendido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Ele declarou algumas vezes que quer, nas eleições de 2022, o voto impresso.

Durante a sessão na madrugada do dia 13 de maio, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) decidiu instalar a comissão especial para analisar a PEC 135/2019, chamada de PEC do voto impresso.

A PEC é de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e teve a constitucionalidade aprovada em dezembro de 2019, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O texto prevê a inclusão de um artigo na Constituição Federal para que, “na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

Justiça eleitoral nas redes sociais

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estrou na rede social em outubro de 2020 e já tem quase 24 mil seguidores.

O TikTok é parceira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação e é uma das redes sociais com mais influencia no mundo, com 800 milhões de usuários.

Segundo nota do TRE-PR, o tribunal é o segundo órgão regional a entrar na plataforma, onde está presente ainda a Justiça Eleitoral gaúcha. O principal objetivo é aproximar os jovens da Justiça Eleitoral, além de ampliar as fronteiras de comunicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações