metropoles.com

Na mesma linha da PGR, AGU pede ao Supremo retomada de missas e cultos

Pedido veio algumas horas depois de a PGR ter solicitado, ao STF, a suspensão da medida de prevenção contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
André Mendonça durante a cerimônia de assinatura da medida provisória 1
1 de 1 André Mendonça durante a cerimônia de assinatura da medida provisória 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Algumas horas após a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Advocacia-Geral da União (AGU) também protocolou, no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para que a Suprema Corte proíba estados e municípios de suspenderem a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas. As medidas foram tomadas, em vários locais, para tentar conter o avanço do coronavírus.

O documento, da mesma forma que o da PGR, foi incluído à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) protocolada pelo Partido Social Democrático (PSD) contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que proibiu as atividades religiosas no estado. A diferença é que, mesmo adicionada ao pedido do PSD, a solicitação do advogado da União, André Mendonça, refere-se a todo o país.

“Excessivo impacto sobre o direito à liberdade de religião, sem que demonstrada a correlação com os fins buscados e com desprezo de alternativas menos gravosas. O estabelecimento de disciplina sanitária limitadora das liberdades pessoais somente pode ser feito mediante apresentação de fundamentação técnica apropriada e com respeito às competências privativas de outros entes”, afirma Mendonça na ação.

Tanto Mendonça quanto Aras alegam que as ADPFs devem ser julgadas em caráter de urgência, já que a Semana Santa se aproxima. O advogado da União caracteriza as medidas de prevenção à Covid-19 como “particularmente excessivas”. Veja abaixo a ação da Advocacia-Geral da União:

Petição AGU by Metropoles on Scribd

Mendonça enviou o documento ao STF um dia após o Brasil bater outro recorde de mortes pela Covid-19. Foram mais 3.869 óbitos em 24 horas. Ao todo, já são 321.515 mil brasileiros que perderam a vida na batalha contra o vírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?