metropoles.com

MPF é acionado para investigar suposta “incitação à violência” de Lula

Rubinho Nunes e Guto Zacarias acusam ex-presidente de promover discurso de ódio ao agradecer petista que empurrou homem contra caminhão

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Igo Estrela/Metrópoles
Lula olha para cima
1 de 1 Lula olha para cima - Foto: Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Os pré-candidato a deputado federal por São Paulo Rubinho Nunes (União) apresentou uma representação à Procuradoria-Geral Eleitoral, vinculada ao Ministério Público Federal (MPF), contra o ex-presidente Lula (PT) por discurso de ódio e a incitação à violência. A peça também é assinada pelo pré-candidato a deputado estadual e Guto Zacarias (União).

No processo, os membros do Movimento Brasil Livre (MBL) se referem ao episódio em que o pré-candidato petista agradeceu ao ex-vereador Manoel Eduardo Marinho, também conhecido como Maninho do PT, que já foi preso por tentativa de homicídio, após agredir o empresário Carlos Alberto Bettoni.

Bettoni foi agredido em frente ao Instituto Lula, zona sul de São Paulo, em abril de 2018, quando o então juiz federal Sergio Moro expediu mandado de prisão contra Lula. Após ser empurrado, o empresário bateu a cabeça em um caminhão e ficou desacordado. Maninho do PT foi preso por tentativa de homicídio.

Em discurso feito em Diadema (SP) no último dia 9, Lula disse: “Então, Maninho, eu quero, em teu nome, agradecer a toda a solidariedade do povo de Diadema. Porque foi o Maninho e o filho dele que estiveram nessa batalha”.

Na peça, os autores defendem que “fica nítido o caráter benevolente com que o representado trata a tentativa de homicídio perpetrada por seu companheiro de partido”. “É inegável que tal conduta tem o condão de incentivar a prática de violência contra seus opositores políticos”, acrescentam na representação.

“Ao agradecer Maninho por ter tentado matar um opositor que se manifestava pacificamente, Lula naturaliza o ódio, desrespeita a família da vítima e incentiva a violência como meio hábil à resolução de disputas políticas”, prossegue.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?