metropoles.com

MP Eleitoral investiga suposta propaganda antecipada de Lula

Ônibus circularam por São Luís (MA) com imagens do ex-presidente e do senador Weverton Rocha: “Sempre juntos em defesa do trabalhador”

atualizado

Compartilhar notícia

lula ônibus weverton rocha (1)
1 de 1 lula ônibus weverton rocha (1) - Foto: null

O Ministério Público (MP) Eleitoral vai investigar suposta propaganda eleitoral antecipada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante a segunda quinzena de outubro, ônibus circularam pela cidade de São Luís, capital do Maranhão, com imagens do ex-presidente Lula e do senador Weverton Rocha (PDT-MA), e os seguintes dizeres: “Sempre juntos pelo bem do Maranhão e do Brasil”.

Lula deverá ser candidato a presidente da República e Weverton Rocha, a governador do estado.

Ambos negaram ciência sobre a publicidade. “O ex-presidente nem definiu ainda se será candidato e não teve conhecimento disso”, informou a assessoria do petista. “O senador Weverton não tem conhecimento sobre esse procedimento do Ministério Público e não tem conhecimento específico a respeito da publicidade mencionada. Reitera, no entanto, que vem observando todas as normas legais relativas a pré-campanha”, complementou a assessoria do parlamentar.

O Metrópoles apurou que foi aberto um procedimento preparatório (PPE) pela Procuradoria Regional Eleitoral no Estado do Maranhão para apurar o caso. O PPE é instaurado para colher subsídios para a investigação.

A publicidade é assinada pelo presidente do diretório municipal do PT, Honorato Leite Fernandes Filho, e pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Maranhão, Manoel Lages*.

0

Ao Metrópoles, o presidente da CUT do Maranhão afirmou ter feito um “gesto individual de agradecimento” aos dois, “pelos atos em defesa da classe trabalhadora”. “Os trabalhadores são beneficiados pelo ex-presidente e pelo senador em suas ações políticas, durante seus mandatos, ou fora dele, e represento-os nesse mandato na CUT”, disse.

“Sou trabalhador do serviço público e temos a ameaça da PEC [Proposta de Emenda à Constituição] 32 nos rondando, além das inúmeras ações desastrosas do (des)governo genocida e miliciano”, prosseguiu ele.

Lages não disse quantos ônibus receberam a publicidade, mas ressaltou que “os recursos não favoreciam fazer tanto”.

Procurado, o presidente do PT de São Luís, Honorato Filho, não respondeu a demanda enviada pela reportagem via aplicativo de mensagens, nem retornou as ligações. “No momento, não posso atender!”, limitou-se a escrever ele, na manhã desta quarta-feira (8/12). O espaço segue aberto.

*Inicialmente, a reportagem afirmou que a publicidade era assinada pela CUT. Na realidade, foi paga com recursos próprios de Manoel Lages, que está presidente da CUT do Maranhão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?