Mourão embarca nesta segunda para posse do presidente eleito no Peru

Mourão leva o advogado Rodrigo Mudrovitsch, candidato do Brasil ao cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos

atualizado 26/07/2021 9:42

Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão durante Embarque para Angola. Foto: Romério Cunha/ VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) embarca na tarde desta segunda-feira (26/7) para o Peru. Mourão comunicou anteriormente que representaria o Brasil na posse do novo presidente eleito no país, o socialista Pedro Castillo.

“Amanhã tem um evento na parte da tarde e na parte da noite um jantar de despedida do presidente que está saindo. Na quarta-feira, a posse, com um almoço, e a gente volta”, disse o general a jornalistas na chegada ao Palácio do Planalto.

Como revelou a coluna do Guilherme Amado, o Ministério das Relações Exteriores alocou na comitiva de Hamilton Mourão ao Peru para a posse o advogado Rodrigo Mudrovitsch, candidato do Brasil ao cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Também estão na comitiva o chanceler brasileiro, Carlos Alberto França, e o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Flávio Viana Rocha.

Um mês após a eleição, Castillo foi declarado vencedor no dia 20 de julho pelo Júri Nacional de Eleições (JNE). A demora do anúncio do eleito se deu em virtude de pedidos de impugnação e ações judiciais. Atualmente, Francisco Sagasti é o presidente interino do país.

No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumprimentou o líder peruano por meio de uma postagem da Secretaria Especial de Comunicação Social.

“Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano”, disse o mandatário na publicação.

Últimas notícias