metropoles.com

Moro adverte que anistiar corrupção ameaça Lava Jato e futuro do país

Para o magistrado, a anistia “deve ser prévia e amplamente discutida com a população e deve ser objeto de intensa deliberação parlamentar”

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FRP_Juiz-Sergio-Moro-anuncia-medidas-contra-impunidade_0507042015
1 de 1 FRP_Juiz-Sergio-Moro-anuncia-medidas-contra-impunidade_0507042015 - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O juiz federal Sérgio Moro divulgou nota pública nesta quinta-feira (24/11) alertando para os riscos que a eventual anistia dos crimes eleitorais de corrupção e de lavagem de dinheiro pode trazer à Operação Lava Jato e ao ‘futuro do país’.

Deputados tramam aprovar na Câmara projeto anticorrupção que deve incluir perdão ao caixa 2 e punição a juízes e procuradores por crime de responsabilidade. “Toda anistia é questionável, pois estimula o desprezo à lei e gera desconfiança”, adverte Moro, o juiz da Lava Jato.

Reprodução

É a primeira manifestação pública de Moro contra as articulações dos parlamentares. Para o magistrado, a anistia “deve ser prévia e amplamente discutida com a população e deve ser objeto de intensa deliberação parlamentar”.

“Preocupa, em especial, a possibilidade de que, a pretexto de anistiar doações eleitorais não registradas, sejam igualmente beneficiadas condutas de corrupção e de lavagem de dinheiro praticadas na forma de doações eleitorais, registradas ou não”.

“Anistiar condutas de corrupção e de lavagem impactaria não só as investigações e os processos já julgados no âmbito da Operação Lava Jato, mas a integridade e a credibilidade, interna e externa, do Estado de Direito e da democracia brasileira, com consequências imprevisíveis para o futuro do País. Tem-se a esperança de que nossos representantes eleitos, zelosos de suas elevadas responsabilidades, não aprovarão medida dessa natureza “

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?