metropoles.com

Ministro José Múcio Monteiro formaliza pedido de aposentadoria ao TCU

Ele finaliza a gestão como presidente da Corte no próximo dia 31 de dezembro. A ministra Ana Arraes assumirá a presidência

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
O ex-ministro do TCU, José Múcio Monteiro, durante sessão em plenário. Ele olha sério para frente, usando terno, e aparece segurando papéis - Metrópoles
1 de 1 O ex-ministro do TCU, José Múcio Monteiro, durante sessão em plenário. Ele olha sério para frente, usando terno, e aparece segurando papéis - Metrópoles - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro, formalizou o pedido de aposentadoria, que ocorre no próximo dia 31 de dezembro — nesse mesmo dia, ele deixará a presidência e a Corte. Vice-presidente do tribunal, a ministra Ana Arraes assumirá a cadeira no dia 1º de janeiro.

Segundo a assessoria da Corte, Múcio Monteiro informou, na última segunda-feira (5/10), oficialmente o pedido de aposentadoria ao Palácio do Planalto e, ao mesmo tempo, à Corte. O ministro, de 73 anos, antecipou em dois anos a aposentadoria.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que vai indicar o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, para a vaga deixada por Múcio.

Apesar de a vacância ocorrer apenas em janeiro de 2021, a ideia é que a sabatina de Oliveira no Senado Federal ocorra no fim de outubro, em paralelo à do juiz federal Kassio Marques. Ele foi indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

0

Com longa carreira na política, Múcio foi deputado federal por cinco mandatos e ministro das Relações Institucionais no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o nomeou para o TCU em 2009.

Após nove anos no tribunal, Múcio assumiu a presidência com a missão de comandar a fiscalização dos gastos do primeiro ano de mandato de Bolsonaro.

Compartilhar notícia