metropoles.com

Meirelles viaja com Temer para discutir composição de chapa eleitoral

O ministro voltou a afirmar que não decidiu ainda se será candidato ou se permanecerá à frente da Fazenda até o final deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que definirá, durante viagem com o presidente Michel Temer à Vitória nesta quinta-feira (29/3), qual será a melhor composição do MDB para concorrer à Presidência da República em outubro. Na terça (27), Meirelles anunciou, em sua conta no Twitter, que decidirá se filiar ao MDB e que o processo será feito no dia 3 de abril.

Atualmente o ministro está filiado do PSD, partido presidido por Gilberto Kassab, atual ministro de Ciência e Tecnologia e virtual candidato a vice-governador de São Paulo na chapa do prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB-SP). Meirelles participou, nesta quarta (28), de almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Pernambuco, em Recife, capital do estado.

Meirelles reafirmou que não decidiu ainda se será candidato ou se permanecerá à frente da Fazenda até final deste ano e informou que vai continuar a analisar, no fim de semana, os dados que estão chegando para ele de uma pesquisa qualitativa encomendada por sua equipe. “Tem chegado dados interessantes. Queremos saber o que a população espera de um presidente da República”, disse o ministro.

Com a decisão da candidatura feita ou não, nota-se que o ministro parece adequar seu discurso para uma linguagem mais acessível ao entendimento das pessoas menos familiarizadas com números e com o “economês”. Na segunda (26), em palestra aos convidados do Lide, Meirelles repetiu uma apresentação recorrente, mas reduziu a quantidade de números da peça. O ministro optou por uma palestra mais qualitativa.

Embora Meirelles tente o tempo todo desvincular sua presença aos eventos a uma eventual candidatura à Presidência da República, as conversas e questões acabam girando em torno disso. Perguntas nesse sentido foram maioria durante o evento.

Desde questões tributárias à questões relacionadas à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) após privatização da Eletrobras, o ministro respondeu sob a perspectiva do que faria como presidente da República. Meirelles recebeu manifestações de apoio à sua candidatura de vários líderes empresariais e do judiciário de Pernambuco durante o almoço.

Meirelles usou os 45 minutos que lhe foram concedidos para destacar as mudanças pelas quais o Brasil e sua economia passaram desde que o presidente Temer assumiu a Presidência da República e nomeou a atual equipe econômica de “dream team“. Ele citou ainda a introdução do teto dos gastos, a retomada do crescimento e as quedas da inflação e da taxa básica juros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?